2022/09/07

Google Maps disponibiliza rotas ecológicas em Portugal

A Google expandiu as rotas ecológicas do Google Maps na Europa, expandindo-as a mais países incluindo Portugal.

Este modo tem em conta elementos como elevação das estradas, paragens, trânsito, etc. para indicar as rotas mais eficientes que permitam manter uma velocidade mais constante e com menos interrupções. É possível escolher o tipo de veículo (gasolina, diesel, híbrido ou eléctrico), podendo fazer com que alguns veículos sejam redireccionados por auto-estradas e outros por estradas que evitem as subidas ou ofereçam mais descidas para recuperação de energia.
A partir de hoje, as rotas ecológicas no Google Maps vão começar a estar disponíveis em quase 40 países na Europa. Através das rotas ecológicas, o utilizador pode escolher uma rota otimizada para um consumo menor de combustível, o que ajuda a economizar os gastos em combustível e a reduzir as emissões de carbono – algo que é bastante importante para muitos europeus.
Agora, para além de mostrar a rota mais rápida, o Google Maps também passa a exibir a rota mais eficiente em termos de combustível, caso não seja também a mais rápida. Com apenas alguns cliques, o utilizador pode ver a poupança relativa de combustível, a diferença de tempo entre as duas rotas e escolher a que melhor se adapta a si. Prefere sempre escolher a rota mais rápida, independentemente de qualquer outra razão? Não tem qualquer problema - basta ajustar as suas preferências nas Definições.

3 comentários:

  1. Não consigo aceder a essa opção. Alguém já a conseguiu efetivamente usar em Portugal?

    ResponderEliminar