2022/09/13

iOS 16 impressiona com selecção de elementos nas imagens

A Apple já lançou o iOS 16 final para todos, e uma das funcionalidades que vai dar mais que falar é a selecção dos elementos nas imagens.

O iOS 16 vem com muitas novidades, incluindo um novo lockscreen personalizável com mini-widgets e a possibilidade de ter múltiplos lockscreens associados a diferentes perfis de utilização (casa, trabalho, etc.), mas aquela que se revela mais impressionante é a forma como transforma o que se pode fazer com as fotos.

A partir de agora, é possível manter o dedo pressionado sobre um elemento na imagem, para que o sistema seleccione unicamente o elemento desejado (pessoas, animais, etc.) recortando-o automaticamente do resto da imagem.
É algo que potencialmente se tornará mais impressionante para quem, ao longo das décadas, passou pelos processos de recortar elementos de imagens manualmente, e depois apreciando as ferramentas de assistência melhorada que foram surgindo e prestavam alguma assistência nessa laboriosa tarefa. E agora, é algo que esconde toda uma imensa complexidade de cálculos em algo tão simples quanto tocar e arrastar, sem que os utilizadores se tenham que preocupar com mais nada.

Arrisco-me a dizer que, daqui por mais alguns anos, este tipo de operação - e outras como a geração de imagens a partir de uma descrição - se tornará tão banal e comum como é o gesto de zoom in e zoom out nos touchscreens.

3 comentários:

  1. Esta funcionalidade é para os telemóveis mais recentes ou está disponíveis para todos os que recebem o iOS16 ?

    ResponderEliminar

  2. No iPhone X parece não funcionar.

    ResponderEliminar