2022/09/11

Stable Diffusion AI disponível como open-source

A era da geração de imagens via AI fica oficialmente aberta para todos, com a disponibilização do Stable Diffusion como open-source.

O Stable Diffusion faz parte da recente geração de A.I. com a impressionante capacidade de converter uma descrição para uma imagem, com resultados surpreendentes. Aliás, foi esta a AI que permitiu a criação do fantástico vídeo da história da humanidade através dos séculos. E agora, fica disponível para todos.
Até agora, ferramentas deste estilo, como o Dall-E 2 e o Imagen da Google, tinham acesso restrito e não podiam ser usados livremente pelos utilizadores. Mas, com a disponibilização do Stable Diffusion em open-source, abrem-se as comportas para uma vaga de sistemas que poderão criar estas imagens.
O Stable Diffusion até vai ainda mais longe, para além de se basear apenas numa frase ou texto, também pode ser usado para converter esboços grosseiros daquilo que se pretende nas imagens finais, assim como expandir imagens já existentes e combinar imagens.


E não, isto não significa o "fim dos artistas", é uma mera ferramenta como muitas outras, e até tem estado a dar origem a uma nova classe de artistas: aqueles que se especializam em encontrar as frases perfeitas para criar a imagem perfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)