2022/09/02

USB 4 2.0 com velocidades de 80 Gbps

Ainda não temos USB 4 disseminado, mas já se prepara o seguinte USB 4 versão 2.0, que permitirá velocidades de 80 Gbps, o dobro do USB 4 e Thunderbolt 4.

Estamos numa era em que o USB já não é o que era. Com a imensa versatilidade do USB chegaram também muitas complicações, que fazem com que hoje em dia seja uma verdadeira lotaria saber se determinado equipamento irá efectivamente funcionar da forma suposta quando usado com determinado cabo e determinado carregador - havendo casos em que isso até podia danificar os equipamentos. Mas, enquanto se vai tentando garantir a compatibilidade certificada de coisas como o PD (Power Delivery), e de que há cabos que poderão dar para carregar a servir como cabo de vídeo e outros não, o USB Implementers Forum olha para o passo seguinte.

O USB 4 version 2.0 vai permitir velocidades de 80 Gbps, o dobro do Thunderbolt 4 e USB 4 original. E o mais curioso é que dizem que isto será possível utilizando os actuais cabos de 40 Gbps do USB 4 - além de novos cabos USB Type-C activos, criados especificamente para esta versão.

Um salto para o dobro da velocidade poderia justificar que se passasse de USB 4 para USB 5, mas tendo em conta que já estamos perante uma confusão de capacidades no USB 3, com o USB 3.2 Gen 1 (o USB 3.0 original), USB 3.2 Gen 2, USB 3.2 Gen 1×2, e USB 3.2 Gen 2×2, acho que já não ninguém vai ligar muito aos números; limitando-se a "rezar" para que as coisas USB funcionem como deveriam funcionar, e resignar-se a comprar novos cabos ou carregadores quando não é o caso.

1 comentário:

  1. Eu até tenho um nvme 980 pro como drive principal. O bicho é rápido sem dúvida. Mas para armazenar uso discos hdd a 5400rpm porque é o que mais compensa e lá ando a fazer transferências a 150Mbytes a vida toda mesmo com esta tech toda super rápida que hoje existe :)

    ResponderEliminar