2022/10/19

Notícias do dia

O Aberto até de Madrugada faz 15 anos; Starlink leva internet aos aviões em 2023; Firefox 106 chega com Firefox View que mostra as tabs encerradas mais recentes; e o Windows 11 ganha File Explorer com tabs e outras melhorias.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini. Estamos também a celebrar o nosso 15º aniversário com a oferta de um Xiaomi Redmi 10.

Simplicidade dos eSIM ainda está por demonstrar

Nos EUA os iPhone 14 já nem aceitam SIMs físicos, obrigando a utilizar os eSIM. Mas a promessa das vantagens e simplicidade da sua utilização parece ainda estar longe de ser concretizada.

Se com um SIM físico é relativamente fácil transferir o cartão SIM para qualquer outro smartphone, com um eSIM as coisas quase sempre acabam por necessitar de um telefonema para a operadora de telecomunicações - e nalguns casos fazendo com que o serviço se desligue a meio da chamada durante o processo de transferência para o novo smartphone, podendo resultar num processo incompleto e com dois smartphones sem serviço.

Esperemos que as operadoras aprendam com estes revezes, para que já tudo esteja tratado e regularizado por altura em que por cá se for obrigado a mudar para eSIM.


Adobe mostra combinação de objectos com iluminação realista

Além de fazer uma pessoa numa foto dançar, a Adobe tem outros projectos interessantes para a edição de imagem. O seu Project Clever Composites resolve um dos problemas mais comuns (e flagrantes) quando se faz copy-paste de objectos entre imagens, utilizando AI para reconhecer e corrigir sombras e iluminação, de modo a que os objectos colocados numa fiquem melhor integrados na cena em questão.


Google melhora Chrome nos tablets Android

Depois de anos aparentemente esquecido, a Google começa finalmente a dar uns retoques no Chrome para que a sua utilização nos tablets não se limite a ser a mesma de um smartphone em ecrã grande.

O Chrome recebe algumas alterações para se tornar mais funcional nos tablets, incluindo vista em grelha das tabs para mais fácil selecção da página pretendida, modo lado a lado para facilitar o multitasking, possibilidade de arrastar conteúdos para fora do Chrome e, em breve também a chegada dos grupos de tabs que já permitem organizar as janelas mais carregadas de tabs no Chrome Desktop.

Alterações bem vindas que parecem estar a ser preparadas em antecipação da chegada do novo Pixel Tablet no próximo ano.


Vendas de smartphones caem 9%

Segundo os dados da Canalys, o sector dos smartphones continua em crise, com nova queda de 9% no terceiro trimestre face ao ano anterior, marcando o terceiro trimestre de declínio consecutivo e o pior terceiro trimestre desde 2014.

Ainda assim, há marcas que têm melhores resultados que outras. A Samsung conseguiu aumentar a sua quota de 21% para 22%, seguida pela Apple que consegue uma subida ainda maior de 15% para 18%.
A seguir temos a Xiaomi que manteve a terceira posição com 14%, seguida pela Oppo e Vivo, que tinham 11% e caíram para os 10% e 9% respectivamente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A popular linguagem de programação C foi criada em 1972, sucedendo a outra linguagem de programação chamada B (de 1969) também criada por Dennis Ritchie.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)