2022/10/13

Tesla sem batotas detectadas pela Euro NCAP

A Tesla livra-se, por agora, de nova polémica, não tendo sido detectada qualquer "batota" a nível dos crash tests.

A acusação tinha partido de um hacker, que descobriu referências às várias agências que realizam os testes de segurança, e que o fez suspeitar que a Tesla enviasse os carros para os testes com configurações especiais diferentes daquelas que são aplicadas aos carros que circulam nas estradas. Uma situação relativamente idêntica à dos escândalos das emissões, em que os carros escondiam as emissões durante os testes, mas depois ultrapassam os limites legais ao serem conduzidos de forma normal.

No entanto, a Euro NCAP disse não ter conseguido descobrir qualquer indício de batota nos Tesla nas investigações que fez em resultado destas acusações; nem mesmo em locais diferentes, para confirmar que as tais configurações especiais não se activariam apenas nos locais específicos dos centros de testes.

A Tesla diz que as referências às agências de testes se destinam apenas ao processo de configuração do carro para cada região, e não para aplicar funções secretas durante os testes. Uma coisa é certa, se se vier a descobrir que a Tesla de facto faz qualquer tipo de batota a nível da segurança, será um rombo na sua reputação e credibilidade da qual se arrisca a não conseguir recuperar. (Por outro lado, temos os fabricantes que esconderam as emissões, e que continuam a operar como se nada se tivesse passado...)

3 comentários:

  1. Esse tipo de testes deveria ser feito com carros adquiridos no mercado em vez de carros recebidos pelos construtores. (Mas pagos pelos construtores, obviamente.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, o construtor que pode entregar o carro de "graça" ia pagar o preço de mercado quando muitas vezes esse carro ainda nem existe no mercado?

      Eliminar
    2. Os testes são feitos antes do carro estar à venda. Este não é o primeiro Model Y a ser testado, eles simplesmente têm de repetir o teste quando existe alguma alteração ao carro que fosse alterar os resultados previamente obtidos.

      Eliminar