2022/10/28

Vídeos via Skype utilizados para infectar iPhones

Se algum desconhecido vos pedir para instalar o Skype num iPhone ou iPad para enviar um vídeo, será recomendável não o fazerem.

Chegou-nos um relato preocupante que demonstra que ninguém está a salvo de se ver em situações complicadas, mesmo quando utiliza um dispositivo como um iPhone que, à partida, pensaria ser seguro.

O cenário é perfeitamente banal para milhares de portugueses. Um indivíduo queria comprar uma impressora no OLX, contactou o vendedor para pedir detalhes, e este assegura-lhe que está tudo bem e que lhe pode enviar um vídeo a demonstrar o seu correcto funcionamento. Mas logo de seguida, diz que é mais fácil enviar o vídeo via Skype, pedindo ao comprador para o instalar se ainda não o tiver. Ora, o Skype (goste-se ou não) é um programa que pertence à MS, e que por isso se pode achar ser de confiança. Mas ao receber o vídeo, o iPhone começa a ficar lento, a aquecer excessivamente, e a ter problemas em se manter ligado à rede - e, passado algum tempo, surge uma mensagem a dizer que tem o iPhone encriptado e infectado com malware e um pedido de resgate para o recuperar.

Embora não tenha sido ainda devidamente confirmado, tudo parece indicar que este é um ataque que exploraria uma falha que a Apple se apressou a corrigir esta semana, tanto com o iOS 16.1 como com a actualização para iPhones e iPads que se mantêm no iOS 15. A Apple refere que é para corrigir uma vulnerabilidade que estaria a ser utilizada em ataques, e este tipo de ataque parece encaixar-se perfeitamente na classe que levaria a Apple a apressar-se na sua correcção.

Portanto, fica o alerta: mesmo para quem tem um iPhone ou iPad, e que poderá sentir-se "imune" contra hackers, é preciso estar sempre atento e desconfiar de tudo. Basta também relembrar que, no passado, spyware como o Pegasus do NSO Group, conseguiam infectar iPhones sem necessidade de qualquer intervenção da vítima, através do simples envio de uma mensagem para o iPhone alvo, que depois era eliminada depois de se apoderarem do controlo do iPhone, para não deixar rasto visível.

1 comentário:

  1. Engraçado como todas as pessoas têm a ideia de "iOS é mais seguro" mas 90% das noticias é buracos no iOS e não no Android 🤷

    e é com cada um...

    ResponderEliminar