2022/10/03

Vodafone anuncia compra da Nowo

A Vodafone quer comprar a Nowo, reforçando a sua posição em Portugal - mas reduzindo a (inexistente) concorrência desejável para um mercado saudável.

Numa altura em que se precisa que novos operadores viessem acabar com o "tripólio" que rege o sector das comunicações, temos precisamente o oposto, com a Vodafone a anunciar a intenção de compra da Nowo.

Se a compra vier a ser aprovada pelo regulador, será menos uma opção num mercado onde as alternativas se concentram mais em assegurar que mantêm os preços idênticos, em vez de se preocuparem em nos aproximar do tipo de tarifários que existem além fronteiras e acabarem com os pseudo-benefícios com que tentam manter os portugueses satisfeitos.

A Vodafone Portugal (“Vodafone”) celebrou com a Llorca JVCO Limited, acionista da Másmóvil Ibercom, S.A. (“Másmóvil”), um acordo para a compra da empresa Cabonitel S.A., detentora da Nowo Communications (“Nowo”), o qual se encontra sujeito à necessária aprovação regulatória.

A Nowo é o quarto maior operador convergente em Portugal, com cerca de 250 mil subscritores do serviço móvel e 140 mil clientes do acesso fixo (Pay TV e Banda Larga) em aproximadamente 1 milhão de casas cobertas com a sua infraestrutura de comunicações.

A aquisição da operação da Nowo pela Vodafone vem reforçar a sua competitividade no mercado, dotando-a de maior escala e de maior cobertura, com benefícios para os atuais e para os futuros clientes, bem como para o setor. Cria ainda as condições para investimentos mais eficientes em redes de conectividade de elevado débito, bem como no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

A transação terá de aguardar pela necessária aprovação regulatória, sendo expectável que a mesma possa estar concluída durante o primeiro semestre de 2023. - Vodafone

3 comentários:

  1. Perpetuar o "tripólio" no mercado das comunicações.

    ResponderEliminar
  2. É esperar que o regulador não permita a compra. Claramente não existe concorrência suficiente nesta área.

    ResponderEliminar