2022/11/07

Mastodon supera 1M de utilizadores activos

As polémicas causadas por Elon Musk à frente do Twitter têm empurrado milhares de utilizadores para o Mastodon.

Enquanto o Twitter está sob tumulto, com grande parte dos funcionários depesdidos e muitos utilizadores a reclamarem, há outros serviços que agradecem. É esse o caso do Mastodon, que pode ser descrito como um Twitter alternativo e open-source.

Embora o funcionamento seja idêntico, assenta numa infraestrutura base bastante diferente, com milhares de servidores diferentes - e onde cada pessoa pode criar o seu próprio servidor em função de um tópico, região, grupo de interesse, etc. A grande vantagem é que em vez de cada servidor ficar fechado sobre si mesmo, a rede Mastodon permite a fácil comunicação e o seguimento de utilizadores de qualquer servidor. A diferença é que, enquanto no mesmo servidor os utilizadores se podem referenciar apenas pelo seu @nome, quando querem referenciar utilizadores de outros servidores terão que usar algo do estilo @nome@nome.servidor.

De resto, os utilizadores ficam livres de publicidade, de mensagens sugeridas, de reordenamento dos "tweets" (que no mastodon se chamam "toots"), e outras coisas. Por outro lado, continuam a existir regras, que são definidas por cada servidor.



Existe ainda um detalhe que convém referir. No caso de mencionarem alguém numa mensagem privada, a pessoa será automaticamente adicionada à conversa... Algo que por vezes poderá ter o efeito precisamente oposto ao que seria pretendido.



Dito isto, o importante será ver quantas pessoas de facto se manterão no Mastodon daqui por um mês ou dois. Também no Facebook já se assistiram a "movimentos de abandono", e no entanto os utilizadores permanecem maioritariamente por lá, por ser lá que estão todas as pessoas com quem interagem. No Twitter é provável que aconteça algo idêntico, mas não deixa de ser positivo que, pelo menos, se falem de serviços que podem ser usados como alternativa, como é o caso do Mastodon.

Não garanto que ande por lá a tempo inteiro ou que dê muito uso (por agora), mas poderão encontrar-me por lá em: @ptnik@mas.to ou https://mas.to/@ptnik

2 comentários:

  1. Faz-me ter saudades dos meus minidisks.

    ResponderEliminar
  2. Mastodon não é uma alternativa viável ao Twitter.
    Parece igual, de certa forma, mas o facto de não ser centralizado e cada um conseguir fazer o seu servidor, faz com que seja uma comunidade muito instável com servidores a aparecer e desaparecer constantemente, pelo menos na altura em que me debrucei sobre esse formato e andei a testar foi isso que concluí: não é viável para a pessoa comum. Sem falar que a interligação é opcional, e o spam é, ou pelo menos era, um problema sério devido à forma como funciona, e implica administradores muito ativos e dedicados, o que em imensos casos não era realista, já davam a entender que era uma sorte disponibilizarem um servidor, quanto mais fazer tudo isso.

    ResponderEliminar