2022/11/17

USB de alta-velocidade só nos iPhone 15 Pro

A Apple prepara-se para a adopção (forçada) do USB nos iPhone 15, mas só os modelos Pro deverão contar com velocidades aceleradas.

Segundo as previsões de Ming-Chi, para a próxima geração iPhone 15 a Apple deverá continuar a manter uma diferenciação a nível dos modelos Pro e não Pro, que também se reflectirá a nível das capacidades de ligação por cabo. Apesar de ambos os modelos virem equipados com ficha USB-C, apenas os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max terão direito a USB 3.2 e/ou Thunderbolt 3 (ou superior) com velocidades de até 40 Gbps. Os iPhone 15 não Pro deverão manter-se em velocidades USB 2.0 de até 480 Mbps.


A parte positiva é que o suporte para ligação de alta-velocidade nos modelos Pro deverá incentivar o resto do mercado a seguir na mesma tendência, pelo menos no segmento topo de gama e gama média-alta, potenciando a recuperação neste elemento que tem ficado descurado na evolução dos dispositivos móveis. É certo que temos uma dependência cada vez maior das ligações wireless, mas por vezes será bastante benéfico poder usufruiur de uma ligação física de alta-velocidade, por exemplo, para fazer backups ou para copiar alguns gigabytes de fotos e vídeos.

Recorde-se que esta transição da ficha Lightning para USB-C ocorre apenas por imposição da UE, e que é algo que não tem agradado à Apple (embora a própria Apple já tenha mudado para ficha USB-C nos iPads há vários anos).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)