2022/11/13

Washington exige bombas de calor nas novas casas

No Estado de Washington nos EUA, todas as casas novas terão obrigatoriamente que estar equipadas com bombas de calor para maior eficiência.

A partir de Julho de 2023 todos os novos edifícios e casas terão que estar equipados com bombas de calor, numa medida que visa aumentar a eficiência energética e reduzir a dependência em combustíveis fósseis; medida que é acompanhada por outros incentivos que oferecem comparticipações de até 2 mil dólares na aquisição deste tipo de equipamentos.

Actualmente mais de um terço dos residentes utilizam gás para o aquecimento de suas casas, cenário que se espera ver mudado com esta medida - embora seja algo que vá demorar anos até produzir efeitos visíveis.

As bombas de calor podem ser usadas para aquecimento de água ou climatização do espaço, com sistema de transferência de calor idêntico ao que é utilizado pelo "ar condicionado". A diferença é que, enquanto os equipamentos de ar condicionado tradicionais estão optimizados para arrefecer o ar interior transferindo o calor para o exterior, os sistemas de bomba de calor estão optimizados para trabalhar em ambos os sentidos, tanto para arrefecer como para aquecer.
Quando combinado com painéis solares fotovoltaicos que permitam gerar energia suficiente, é uma solução altamente recomendada que permitirá manter a temperatura desejada com custo energético "nulo".

13 comentários:

  1. Infelizmente, em Portugal, temos uma lei que obriga as casas a ter instalação de gás. A lei é de 2017 quando já era claro que era necessário fazer a transição energética. O gás é perigoso, não é saudável, não é eficiente, é importado, a instalação encarece as casas, e a maioria nem tem canalização na rua, tendo de recorrer a botijas muito mais caras. Há melhores alternativas... Em 2017, enquanto muitos lugares estavam já a proibir o gás (pelas razões de cima), Portugal tornou o gás obrigatório! 😡😡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gás não é obrigatório. eles só te obrigam a deixar as infraestruturas instaladas, caso um dia queiras usar gás.
      Também é obrigatório deixar infraestruturas para TV e telefone, quando a grande maioria dos portugueses não usa essas infraestruturas.

      Eliminar
    2. Assim como os bidés. (quase ninguém os usa na atualidade, mas as regras portuguesas ainda exigem a obrigatoriedade da sua colocação em projetos para aprovação.)

      Mas o investimento para a infraestrutura de gás (entre 1500 a 2000 euros) ainda é considerável para algo que não irá ser utilizado...

      Eliminar
    3. E a banheira também é obrigatório para projecto.
      E quase ninguém a põe.

      Eliminar
  2. Sei que já existem bombas de calor de alta temperatura para quem tem radiadores. Além de não ter noção do preço, será que funcionam mesmo bem. O rendimento será aproximado as que trabalham com pisos radiantes que precisa de menos temperatura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O preço depende da marca (Daikin se destaca nesta matéria). Funcionam bem com radiadores mas eu optaria por trocar os radiadores por ventiloconvectores e usar uma bomba de calor de baixas temperaturas . Piso radiante e outro conforto, não se compara com radiadores... Há também bombas geotermais que tem um rendimento ainda melhor...

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela sua resposta. Não conhecia os ventiloconvectores. Vou investigar um pouco o assunto.

      Eliminar
    3. Enquanto um radiador necessita de água a mais de 50ºC (idealmente a 80ºC) para funcionar, os ventiloconvectores têm a vantagem de funcionar a 35ºC. Como desvantagem necessitam de tubagens de maior diâmetro e fazem algum ruído, pois têm ventiladores para forçar a circulação do ar.

      Eliminar
    4. Nem sempre e precisa trocar tubos, um bom canalizador que sabe bem o que faz pode dar a resposta certa depois de ver a instalação. Outra vantagem do sistema bomba de calor+ventiloconvectores e ter capacidade para arrefecimento no verão....

      Eliminar
  3. Assusta-me esta total dependência da electricidade para tudo: cozinhar, aquecer água dos banhos, aquecer as habitações, carregar os automóveis... Ao longo dos anos temos visto os americanos a terem problemas com a rede eléctrica e penso que no futuro vamos ser nós a ter problemas similares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente. A minha casa, tem 20 anos e na altura coloquei aquecimento central com caldeira a gasóleo. Quando o preço dos combustíveis começou a subir a 10 anos, optamos por mudar para uma caldeira a pellets da qual estou muito satisfeito e decisão que ainda hoje não não me arrependo. No entanto, o preço dos pellets escalou que foi uma coisa estúpida este ano, desculpem a palavra, mas é a verdade. Não sei qual é o futuro em relação a esta fonte de energia e neste momento para ser sincero não sei o que vem ai. A dependência em relação a energia elétrica está de facto a escalar e por causa disso colocamos a 1 ano e tal 4 paneis fovoltáicos, decisão da qual não me arrependo mais uma vez. Qual será o próximo passo? Não sei, a economia global e as políticas estão demasiado instáveis, para não falar nos oportunismos que estão a surgirem com tudo o que anda a acontecer a nossa volta...

      Eliminar
    2. O problema é global e explica-se principalmente através da forma como as sociedades ditas 'modernas' e 'evoluídas' se têm ajoelhado perante o capitalismo neoliberal... (O maior de todos os venenos dos nossos tempos.)

      Olha o que um capitalista dos tempos modernos (um com coragem) disse:
      https://www.youtube.com/watch?v=th3KE_H27bs

      Eliminar
    3. Os pellets aumentou aqui em Portugal, em Espanha continuam a bom preço.
      Mas devem aumentar pois aquilo gasta muita energia a ser fabricado.
      Eu já trabalhei numa.
      Cá também influencia o preço da energia e os incêndios que houve em fábricas no verão. E claro a ganância dos fabricantes e distribuidores.
      Se não se importar de fazer limpezas mais frequentes pode usar o caraço de azeitona, é calorífico e barato, faz é muita cinza, por isso convem limpar frequentemente.

      Eliminar