2022/12/07

Notícias do dia

Tesla volta a aplicar radar nos carros a partir de Janeiro; Apple Music ganha modo karaoke antes do final do ano; análise ao eReader Kobo Clara 2E; Apple expande preços na App Store até aos 10 mil dólares; o incrível ChatGPT cria e joga o jogo do galo - e mais.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.

ChatGPT pode ameaçar a Google?

O ChatGPT tem dado muito que falar, ao ponto de até conseguir criar jogos e jogá-los, e há quem anteveja que isto se possa tornar problemático para a Google - não por essas capacidades "alucinantes", mas pela parte mais simples de conseguir dar respostas e explicações de forma simples e mais compreensível que o motor de pesquisa da Google. E se tal não for suficiente, podemos sempre pedir-lhe para dar uma explicação "para crianças" ou mais elaborada, conforme a necessidade.

Claro que há sempre o risco das respostas não serem correctas, mas isso também pode acontecer com os resultados das pesquisas da Google. No mínimo, deverá servir de incentivo para que a Google acelere rapidamente as melhorias ao Google Assistant, uma vez que também sistemas de conversação AI avançados que já chegou a demonstrar no Google I/O mas que nunca chegou a disponibilizar publicamente.


MS Teams ganha comunidades

A Microsoft aproxima o Teams do Discord com o lançamento de comunidades no Teams. O objectivo é tornar o Teams mais apelativo para os utilizadores informais em cenários "fora do trabalho", e que fica plenamente demonstrado pelo facto de por agora estes grupos só estarem disponíveis na versão gratuita do Teams para utilizadores não empresariais.

A funcionalidade de comunidades também só fica disponível através da app do Teams para iOS e Android, com a chegada ao desktop prometida para as próximas semanas.


Google lança Simple ML para o Sheets

O Google Sheets ganha novas capacidades com o novo add-on Simple ML da Google que lhe dá algumas capacidades de Machine Learning.

O add-on pode ser usado para analisar padrões e detectar anomalias, ou para preencher dados que faltam com valores estimados. A gama de aplicações é extremamente ampla, podendo ir da previsão de consumos com base no histórico dos últimos anos, a mil e uma outras coisas. Se trabalham com números, vale a pena experimentarem.


Telegram dispensa cartão SIM para o registo

O Telegram lançou mais uma ronda de novidades, entre as quais temos o fim da necessidade de ter um cartão SIM para registo no serviço. Os novos utilizadores podem criar um número virtual, através da app Fragment, só para efeitos de validação do registo no serviço.

Além disto, temos informação mais detalhada sobre o espaço ocupado na app Android, opção de eliminação de todas as mensagens ao fim de algum tempo, novo sistema anti-spam, códigos QR temporários, mais emojis interactivos com efeitos full-screen, e mais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Depois de se terem popularizado por serem ecrãs completamente planos. Os primeiros monitores LCD com ecrãs curvos foram lançados pela LG e Samsung em 2013. Actualmente, continuam a ser preferidos por muitos jogadores por permitirem uma maior imersão, especialmente no caso dos monitores ultrawide 21:9 ou 32:9.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]