2022/12/07

Proton Drive promete segurança absoluta e dá 1GB gratuito

A Proton, conhecida pela aposta na segurança dos seus serviços, lança o seu serviço de cloud Proton Drive com 1 GB gratuito para os dispositivos mobile.

A Proton, que já disponibiliza o Proton Mail e Proton VPN, junta à sua lista de serviços o Proton Drive com app para Android e iOS. Como é habitual, a aposta na segurança é factor fundamental, com encriptação total e garantia de que só os utilizadores têm acesso aos seus dados, e com a encriptação a abranger até os metadados (nome de ficheiros, pastas, thumbnails, etc.).

Ainda assim, os utilizadores continuam a ter toda a gama de opções que se espera de um serviço destes, incluindo a capacidade de sincronizar e partilhar ficheiros, com total controlo sobre o acesso, que pode ser revogado a qualquer altura. O serviço já tinha sido lançado em versão web, e chega agora em app.
O serviço disponibiliza 1 GB gratuitamente, com opções de 200 GB e 500 GB que ficam por €3.49 e €7.99 mês quando se tira partido do desconto do pagamento imediato por dois anos. Sendo que a opção dos 500 GB também inclui o serviço Proton Mail , Proton Calendar e Proton VPN. Uma opção que pode ser vantajosa para quem já pagava separadamente por algum destes serviços.

2 comentários:

  1. "Proton Drive promete segurança absoluta". Não confiem nesta promessa. A forma como o serviço funciona, implica que o prestador de serviço possa obter a(s) vossa(s) senha(s) de acesso e passar a ter acesso. A única forma realmente segura é utilizar um programa que cifre ANTES e decifre DEPOIS a informação LOCALMENTE no VOSSO dispositivo, e que seja uma aplicação independente do prestador de serviço (neste caso Proton)... só assim existe alguma possibilidade de conseguir alguma segurança real, já que o próprio prestador não tem como ver algo que já lhe chega previamente cifrado antes de ter qualquer chance de ver o conteúdo. Não interessa que digam que é tudo cifrado e decifrado no browser, porque a empresa ou terceiros atacantes podem modificar a página para obter os códigos em claro.

    ResponderEliminar

[pub]