2023/01/19

Android 13 nos 5% após seis meses de mercado


De acordo com os últimos dados oficiais, o Android 13 está instalado em 5,2% dos equipamentos a correr o SO mobile da Google, isto cerca de 6 meses após o seu lançamento oficial.

A Google tinha por hábito fazer uma actualização mensal destes dados mas, sem qualquer explicação oficial, há alguns anos que deixou de o fazer, ficando assim o mundo Android sem uma real imagem do panorama das actualizações. Sendo certo que os dados em questão são motivo para envergonhar o gigante americano (e os fabricantes), acabam por representar a verdade dos factos, razão pela qual deveriam ser divulgados ao grande público de forma transparente.


Mas, é também verdade que a Google continua a disponibilizar estes dados, se bem que apenas esporadicamente e de forma menos acessível. A informação pode ser obtida através do Android Studio, tendo a Google actualizado agora os dados com a distribuição do Android 13, nos 5,2% acima referidos. O Android 12 (e o Android 12L) surgem com 18,9% das instalações, numa subida de pouco mais de 5% face aos últimos dados oficiais.


Os 24,4% do Android 11 e os 19,5% do Android 10, são verdadeiramente preocupantes, pois é quase garantido que estes equipamentos irão "morrer" sem mais actualizações. Se tivermos em conta que mais de 20% dos equipamentos ainda estão a correr Android 9 - Pie e Android 8 - Oreo, então é caso para se dizer que esta é uma causa perdida, sem solução à vista, onde nem um auspicioso programa Treble e um sistema de dupla partição, parecem ser suficientes para melhorar este triste cenário.

2 comentários:

  1. Sempre tudo tão preocupado com a versão base de android, mas em android as apps importantes como mapas ou fotografias não dependem de uma atualização geral de sistema, como é o caso do iOS.

    É bom que o iOS ande depressa, senão um utilizador pode ficar sem features nas apps principais, tal como é um bocado indiferente quão rápido anda o sistema base no android

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aplicações e funcionalidades de sistema, não estão bem no mesmo nível. Por alguma razão a Google tem vindo a transferir funcionalidades para os play services.

      Eliminar

[pub]