2023/01/30

Apps abandonadas pelo Twitter mudam-se para o Mastodon

Com o fecho do Twitter a apps não-oficiais, muitas delas voltam-se para o Mastodon.

Muitos utilizadores do Twitter, descontentes com o rumo que lhe foi dado por Elon Musk, tem estado a mudar-se para o Mastodon, e agora, forçados pela "expulsão" do Twitter, há muitos developers que fazem o mesmo. O criador do Tweetbot já tinha anunciado a criação do Ivory para o Mastodon, mas não é caso único.

São muitos os developers de apps do Twitter que agora se estão a mudar para a criação de apps para o Mastodon.
Tendo em conta que o crescimento do Twitter muito deveu a estas apps não oficiais, vai ser interessante se esta multiplicação de apps do Mastodon poderá ter efeito idêntico na sua promoção e utilização.

No entanto, é preciso relembrar que a rede Mastodon, descentralizada, não é perfeita, e sofre também de alguns problemas que se podem considerar "graves" - tal como o facto de nada impedir que cada servidor, com as suas próprias regras, possa a qualquer momento decidir mudá-las ou até encerrar por completo. E embora cada utilizador tenha teoricamente a liberdade de criar o seu próprio servidor, não é o tipo de coisa que se possa esperar que os utilizadores comuns façam.

Mas, é certo e sabido que a necessidade aguça o engenho, e não me admirava que devido a esta nova afluência, se venham a criar condições para a génese de qualquer nova "coisa", quer seja o Mastodon ou uma combinação de coisas como o Matrix, nostr e outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)