2023/01/09

Fairphone 2 recebe última actualização Android em Março

Os utilizadores do Fairphone 2 vão finalmente deixar de ter actualizações, mais de sete anos após o seu lançamento.

Enquanto alguns fabricantes vão prometendo actualizações de sistema durante três anos como se fosse uma "grande coisa", a Fairphone demonstra como as coisas poderiam (e deveriam) ser. A empresa que se dedica ao desenvolvimento de equipamentos sustentáveis só agora anuncia a chegada da actualização final para o Fairphone 2, um smartphone que foi lançado em Outubro de 2015.

Apesar da sua idade, o smartphone teve direito a actualização para o Android 10, tendo recebido recentemente as actualizações de segurança de Dezembro. Mas, tudo tem um limite, e em Março será tempo deste modelo receber a sua última actualização.

Este é o único smartphone com um Snapdragon 801 a ter recebido oficialmente o Android 7, Android 9 e Android 10 - isto apesar da própria Qualcomm não suportar estas versões do Android neste chip, o que representou um grande trabalho adicional por parte da Fairphone - mas também serviu para se redimir de ter falhado a promessa feita com o Fairphone 1.

Apesar de ser bastante recomendável considerar a compra de um smartphone mais recente, quem desejar ainda poderá manter o seu Fairphone 2 por mais tempo, mas a partir de Março tendo que recorrer a variantes Android não oficiais, como o LineageOS.

1 comentário:

  1. Seria de esperar pelo menos 10 anos de actualizações de segurança, isso sim, teria sido um bom diferencial, se mantiverem com cada nova versão o mesmo esforço/ compromisso.
    Ser melhor que os outros não deve ser a bitola, mas devem aspirar a mais.

    ResponderEliminar