2023/01/09

Notícias do dia

MS quer adicionar ChatGPT no Word e Outlook; Tesla lança opção de volante circular no Model S e Model X apesar de Elon Musk ter dito que não haveria; Steam atinge 10M de jogadores simultâneos; Avatar 2 supera Top Gun 2 e lidera filmes de 2022; modo Always-On do iPhone 14 Pro com pouco impacto na autonomia; melhora a tua memória com esta técnica para memorizar uma sequência de 52 cartas; e WhatsApp lança proxies para escapar à censura.


Amanhã regressam os nossos passatempos semanais habituais, mas até lá fica a par das notícias em destaque para hoje.

Apple cancela próximo iPhone SE?

Depois dos rumores de atrasos e adiamentos, chega a informação que a Apple terá cancelado por completo o desenvolvimento do próximo iPhone SE.

A mudança para um design full-screen iria fazer com que o iPhone SE tivesse um preço ainda mais próximo dos demais iPhones, o que a par dos fracos resultados que os iPhones mais baratos têm tido, parece ter sido suficiente para que a Apple abandonasse a ideia. Mas esta decisão deixa também uma incógnita quanto aos chips 5G que a Apple tem tentado desenvolver para se livrar da dependência da Qualcomm. Este iPhone SE seria supostamente utilizado como modelo de estreia desses novos chips para avaliar o seu desempenho antes de serem aplicados na restante gama de iPhones. Algo que pode indicar que esses chips 5G também estão mais atrasados do que seria suposto, e que a Qualcomm ainda contará com a Apple como cliente assegurado durante mais alguns anos.


Óculos da Apple apresentados antes do WWDC

Segundo as últimas informações, a Apple deverá apresentar os seus muito aguardados óculos de realidade aumentada antes do WWDC. O objectivo será dar mais algum tempo aos developers para possam criar apps até à data de lançamento no final do ano.

Há muitos desafios e dificuldades técnicas que terão que ser superadas para que os óculos sejam capazes de convencer o público em geral (resolução, qualidade de tracking e sobreposição das imagens digitais sobre o mundo real, autonomia, etc.) mas a tudo isso soma-se ainda o inevitável factor preço. Falta saber se os rumores de que estes óculos poderão custar $3000 serão mesmo para levar a sério ou apenas uma táctica para depois dizerem que "afinal só vão custar $1500".


OnePlus 11 com preço reduzido

A apresentação do OnePlus 11 na China faz antever que a marca possa estar a querer regressar às origens a nível de preço.

Na China o OnePlus 11 vai começar na casa dos 540 euros, um valor substancialmente mais atractivo que os 645 euros que eram pedidos pelo OnePlus 10 Pro - e isto sem ter em conta que o OnePlus 11 de base vem com 12+256 GB enquanto que o OnePlus 10 Pro de base vinha com 8+128 GB. Claro que os preços para o ocidente serão sempre mais elevados que os praticados na China, mas espera-se que este preço mais reduzido possa ser mantido proporcionalmente.

A OnePlus vai apresentar o OnePlus 11 para o mercado global a 7 de Fevereiro, e ficaremos a saber os preços para a Europa, esperando-se que se possa tornar num dos modelos mais acessíveis equipado com um Snapdragon 8 Gen 2.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Ray Tomlinson criou o primeiro sistema capaz de enviar mensagens entre utilizadores em diferentes servidores na ARPANET em 1971, usando o símbolo @ para referenciar o nome do utilizador e o servidor de destino. Sistema que viria a ser conhecido por email e que, actualmente, dispensa apresentações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)