2023/01/12

Google prepara ícones monocromáticos no Pixel Launcher


O interface do Android 13 poderá contar com um estilo mais uniformizado, forçando os icons de todas as apps a seguirem o tema escolhido pelo utilizador.

A gestão de temas no Android está longe de ser novidade. A maioria das marcas tem lojas para a divulgação e comercialização de milhares de sugestões, com estilos para todos os gostos. Até os launchers alternativos, como o Nova Launcher ou Lawnchair 2 permitem a utilização de packs de ícones, mas a Google tem-se mostrado muito reticente em apresentar novidades neste campo, mantendo-se fiel a um único tema por versão do Android.

Com o lançamento do Material Design 3 - Material You, a Google começou finalmente a dar alguma atenção a este tema, permitindo a modificação dos tons da interface em função do fundo de ecrã escolhido. Diferentes paletas de cor permitem escolher as tonalidades mais ao gosto do utilizador, que passa assim a contar com uma interface mais ao seu gosto. Esta funcionalidade foi disponibilizada com o Android 12 e como já tivemos oportunidade de apresentar, nem todas as marcas foram céleres a adaptar a sua interface em conformidade, apresentando soluções inacabadas onde as cores do Android até eram alteradas mas os desenvolvimentos proprietários sobrepunham-se, mantendo a interface com layouts perfeitamente ultrapassados.

Mudar a cor da interface já é opção em quase todas as marcas (Xiaomi continua a ser uma excepção), mas os ícones têm-se mantido inalterados, sendo apenas possível mudar os ícones das aplicações Google para uma versão monocromática, em linha com a palete de cores escolhida.



A mais recente versão beta do Android 13 (QPR 2 Beta 2) permite que seja activada uma funcionalidade que converte os ícones de aplicações de terceiros para uma versão monocromática, seguindo o estilo apresentado nos ícones da Google.

Esta funcionalidade está disponível através de uma opção das definições de programador e apenas para quem tenha o modo debug activo.

Para já não passa de um teste disponível na versão beta do Android 13, não existindo por isso confirmação que possa chegar à versão de produção do Android.

1 comentário:

  1. No android 14 tornam os icones quadrados. Se no 15 trouxerem a fluidez do WP têm OS vencedor

    ResponderEliminar