2023/01/30

Máquinas de calcular clássicas no Internet Archive

Além dos emuladores de consolas e micro-computadores, e das páginas de internet, o Internet Archive também tem uma secção dedicada às máquinas de calcular.

O Internet Archive faz um trabalho incrível a preservar o estado da internet, mantendo sites e páginas que entretanto deixaram de existir ou foram alteradas, e todo o tipo de software que, de outra forma, ficaria perdido e esquecido no tempo.

Além disso, conta também com uma secção Calculator Drawer que evocará memórias nostálgicas em todos os que passaram incontáveis horas a dar uso a máquinas de calcular das décadas passadas.
Por lá podemos encontrar mais de uma dezena de máquinas de calcular clássicas, incluindo modelos como HP 48GX, TI-82, TI-83 Plus, e até máquinas mais poderosas como a TI-92 e V200.

Todas elas se mantêm inteiramente funcionais via emulação (usando o MAME), com alguns modelos a até contarem com a emulação do som (como a HP-48G+). E no caso de já não se recordarem para que servem todos aqueles botões, também estão disponíveis os respectivos manuais originais.

1 comentário:

  1. Oh, não tem a minha velhinha Casio CFX-9850GB Plus...
    Era TOP para a altura! Fiz um cabo para ligar à porta serie do PC e já carregava os programas (cábulas) num segundo, havia jogos para ela e o ecrã com 3 cores ajudava a diferenciar gráficos...

    ResponderEliminar