2023/01/04

Microsoft quer aplicar ChatGPT no Bing

A Microsoft quer tirar partido do ChatGPT para tornar o Bing mais apelativo que o motor de pesquisa da Google.

Recentemente falámos que a Google estaria em estado de emergência para reagir ao surgimento do ChatGPT, e parece que não há falta de concorrentes dispostos a tirar partido disso. Desta vez com a Microsoft a pretender aplicar o ChatGPT ao Bing.

No passado a MS já fez várias experiências a nível de assistentes de AI (além da Cortana), que depois acabou por remover quando se descobria alguma polémica - como fazer o assistente dizer coisas racistas - e está disposto a fazer nova tentativa com o impressionante ChatGPT, que permite uma interacção muito mais natural do que com os assistentes existentes; ao ponto de nos fazer sentir que estamos a falar com um computador realmente capaz de nos entender e capaz de responder da forma que pedimos.

Há desafios a nível de assegurar que os resultados dados são realmente os resultados correctos (o ChatGPT é impressionante mas não é perfeito, e pode dizer coisas erradas com a mesma convicção que tem quando está certo), mas seria um grande erro para a Google subestimar o potencial resultado desta sinergia Bing + ChatGPT, que em pouco tempo pode fazer com que os resultados dados pela Google pareçam ser "pré-históricos".

Há também alguns projectos que tentam facilitar o acesso a tecnologia idêntica ao ChatGPT, mas neste momento isso é algo que ainda obriga a poder de processamento que só grandes empresas têm capacidade para pagar.

1 comentário:

  1. Bem, mesmo com erros e asneiras, seria infinitamente melhor que o bing

    ResponderEliminar