2023/01/09

MS quer adicionar ChatGPT ao Word e Outlook

A Microsoft parece querer tirar partido do ChatGPT para se catapultar para a frente da Google.

A MS parece estar empenhada em aproveitar as capacidades (e também mediatismo) do ChatGPT para renovar o interesse nos seus produtos. Depois de ter revelado intenções de adicionar o ChatGPT ao Bing, contribuindo para as preocupações da Google, diz agora que também quer aplicar esta tecnologia no Word, Outlook e PowerPoint.

Para quem não está a par, o ChatGPT é um assistente AI que consegue resultados impressionantes, sendo que a cada dia que passa se vão descobrindo novas coisas impensáveis que é capaz de fazer.

É uma tecnologia que é inevitável que se venha a integrar em "tudo" - sendo esta intenção da Microsoft apenas uma demonstração disso mesmo - e com potencial imenso a vários níveis, desde que também se esteja consciente das suas limitações. Por impressionante que seja, nem tudo o que o ChatGPT diz ou escreve é acertado, e deverá ser encarado como uma mera ferramenta para assistir o trabalho dos utilizadores.

A grande questão, por agora, é o incrível poder computacional que é necessário para fazê-lo funcionar, sendo algo que por agora inviabiliza correr as versões open-source em hardware doméstico. Mas, tal como em tempos a codificação de uma única música em MP3 podia demorar longos minutos e depois se tornou em algo feito de forma instantânea, também será inevitável que assistentes com capacidades do ChatGPT venham a viver nos nossos smartphones, ou óculos de realidade aumentada, ou auriculares enfiados no ouvido.

2 comentários: