2023/01/19

Notícias do dia

Gemidão do Zap chega a emissão da BBC; HomePod mini ganha sensor de temperatura e humidade via actualização; Boston Dynamics mostra robot Atlas nas obras; Sony revela jogos de lançamento PlayStation VR2; MSI desactivou Secure Boot na BIOS das motherboards por engano.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh.

Wikipedia sofre remodelação

A Wikipedia foi remodelada, mas não se preocupem se não repararem nas diferenças. Como em qualquer site utilizado por milhões de pessoas, não seria recomendável fazer alterações radicais, e foi precisamente isso que aconteceu. A Wikipedia mantém perfeitamente reconhecível e identificável pelos utilizadores de longa data, mas conta com alguns ajustes subtis que visam tornar a sua utilização mais fácil.

Uma das alterações consiste na apresentação de imagens nos resultados que vão surgindo na caixa de pesquisa.
Temos também um cabeçalho que fica permanentemente visível no topo da página e evita scrolls constantes até ao início da página, e novo sistema para mudança de língua, também de utilização mais fácil e imediata, que beneficiará os utilizadores que tenham que alternar frequentemente entre diferentes línguas. A coluna lateral também pode ser minimizada, para dar destaque ao conteúdo principal.


Samsung domina 2023 - Apple vence 4º trimestre

Segundo os dados da Canalys, apesar de se ter vivido um ano de crise no mercado dos smartphones, a tradição dos últimos anos manteve-se, com a Samsung e Apple a dominarem.

Apesar da Apple ter vencido no quarto trimestre - como tem sido habitual, devido ao lançamento dos novos iPhones nessa altura do ano - com 25% do mercado face aos 20% da Samsung, a nível anual a Samsung manteve-se à frente com 22% do mercado face aos 19% da Apple. Logo a seguir temos a Xiaomi com 13%, e a Oppo e vivo com 9% cada.


Pagamentos ransomware caíram em 2023

O ransomware continua a ser a praga digital que mais aterroriza as empresas (e pessoas individuais). Em 2023 os atacantes que se dedicam a essa actividade continuaram a amealhar milhões de dólares, mas assistiu-se a uma redução significativa que demonstra que o cenário está a mudar.

Depois de em 2020 e 2021 terem sido feitos pagamentos de ransomware de 765 e 766 milhões de dólares, em 2023 esse valor caiu para os 457 milhões. É um valor ainda substancial e que continua a tornar estes ataques num método bastante lucrativo, mas que também demonstra que as empresas começam a estar melhor preparadas para lidar com estes cenários, recusando os pagamentos. Apesar de ser bastante penalizador para as empresas poderem ter os seus dados expostos, isso é algo a que ficam sempre sujeitas após um ataque de ransomware, independentemente de pagarem o resgate pedido.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um gigabyte é suficiente para guardar cerca de 678 mil páginas de texto (em média), o que será mais texto do que a maioria das pessoas irá ler em toda a sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)