2023/01/20

Notícias do dia

Twitter proíbe apps não-oficiais; Tesla falsificou vídeo Self Driving de 2016; Siri com ChatGPT mostra o controlo de casa com inteligência; chamada do Apple Watch leva 15 polícias a ginásio na Austrália; e Google exibe publicidade maliciosa de programas populares.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh.

T-Mobile diz que hackers roubaram dados de 37M de clientes

A T-Mobile diz ter detectado uma intrusão nos seus sistemas no início do ano, revelando que os hackers terão conseguido aceder aos dados de 37 milhões de clientes.

Os dados roubados incluem os nomes, emails, moradas e número de cliente, sendo dito que - pelo menos por agora - não foram acedidos dados dos métodos de pagamento, como cartões de crédito, ou passwords. Por outro lado, já é tradição que na revelação deste tipo de roubo de dados, as empresas comecem por dizer que os hackers não acederam aos dados mais críticos para, passado algum tempo, dizerem que afinal também poderão ter acedido a tudo o resto.


Dungeons and Dragons com licença mais ao gosto dos jogadores

A Wizards of the Coast recuou perante a pressão da comunidade, e lançou uma nova versão do Dungeons and Dragons Open Gaming License - agora OGL 1.2 - que liberta os jogadores das exigências e requisitos da licença que estava a ser preparada.

O mundo dos jogos Dungeons and Dragons é bastante vasto e é controlado com cuidado pela Wizards of the Coast (que pertence à Hasbro). A licença que estava a ser preparada aplicava enormes restrições, e pretendia ter efeitos retroactivos. Agora, a WOTC até chega ao ponto de dar um pequeno bónus, disponibilizando a mecânica de funcionamento dos jogo D&D com uma licença Creative Commons.


Samsung mostra dobrável a 360°

A Samsung mostrou um protótipo que acaba com as preocupações de se poder dobrar um Galaxy Z Fold para além do ponto que devia. Em vez de se limitar a abrir e fechar, este protótipo de smartphone dobrável pode ser dobrado a 360°, podendo ficar com o ecrã principal protegido como normalmente, ou virado completamente ficando do lado exterior.

Com os ecrãs dobráveis a já estarem no mercado há alguns anos, não deverá faltar muito até que a Samsung (e outros fabricantes) comecem a lançar modelos com maior variedade nos mecanismos de dobragem.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O popular layout de teclado QWERTY remonta a 1873, tendo sido utilizado numa das primeiras máquinas de escrever que foram comercializadas no mercado e passando a ser adoptado universalmente com o sucesso da Remington No. 2 de 1978, que foi também a primeira máquina a ter um tecla "shift" para permitir escrever mínuscuças e maiúsculas.

1 comentário: