2023/01/27

Notícias do dia

Metade dos consumidores não liga electrodomésticos "smart" à internet (e não se pode censurá-los); Chrome para Android com tabs incógnito bloqueáveis; Galaxy S23 revela chip Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy; e Google forçada a aceitar pagamentos alternativos e reduzir exigências no Android na Índia.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Apple suspende desenvolvimento do seu chip WiFi

Segundo Ming-Chi Kuo, a Apple terá suspendido o desenvolvimento do seu próprio chip WiFi, e deverá continuar dependente da Broadcom para a conectividade WiFi 6E/7 nos próximos anos.

A Apple tem tentado libertar-se da dependência da Broadcom nesta area, tendo começado o desenvolvimento dos seus próprios modems 5G (chegando a adquirir a equipa da Intel) e chips WiFi. No entanto, a prioridade tem sido dada ao desenvolvimento dos novos CPUs e GPUs, fazendo com que o projecto do modem 5G tenha passado para segundo plano, e atirado o projecto dos chips WiFi para a lista dos projectos em pausa.


Apple quer que utilizadores criem apps VR sem precisarem de programar

Enquanto persistem as dúvidas sobre se o mundo estará preparado para uma transição para os mundos VR, a Apple parece querer usar a fórmula de sucesso que teve com as apps e transpô-la para os seus futuros óculos VR, desta vez criando ferramentas que deixem qualquer pessoa criar uma app VR sem precisar de saber linguagens de programação complexas.

Até custa acreditar que, inicialmente, o iPhone foi lançado sem a possibilidade de instalar apps. A App Store só viria a surgir posteriormente, e foi esse um dos grandes factores de sucesso, levando à criação de apps para tudo. Para tentar assegurar sucesso idêntico nesta nova plataforma VR, a Apple parece querer facilitar que ainda mais pessoas - todas - possam transformar as suas ideias em realidade.

Se a ideia em si é interessante, não podemos ignorar que o factor preço também terá papel crítico nesse objectivo, e que não importa quantas apps existam ou sejam fáceis de criar, se se tratarem de óculos que custam 3 mil euros que poucas pessoas poderão comprar.


Botão de mensagens directas desaparece do Twitter

Vários utilizadores do Twitter notaram que o habitual botão de envio de mensagens directas desapareceu.

Tendo em conta o silêncio com que o Twitter tem lidado com todos os assuntos, poderá ficar-se na dúvida sobre se será um bug temporário ou se será uma nova alteração - ao estilo do tratamento que deu às apps não oficiais, em que primeiro suspendeu o acesso, sem qualquer pré-aviso, e só uma semana depois é que finalmente oficializou o que tinha feito.

Talvez Elon Musk esteja a preparar uma nova modalidade de subscrição com preço mais elevado para quem desejar enviar mensagens directas. ;P


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira máquina de calcular electrónica comercial foi a Sumlock ANITA da Bell Punch, lançada em 1961 no Reino Unido. Pesava 15 kg.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)