2023/01/03

Notícias do dia

Óculos da Apple poderão custar $3000; Samsung mostra protótipos dobráveis e esticáveis; Google poupa no ecrã do Pixel Fold usando tecnologia Samsung mais antiga; grupo de ransomware replica site da vítima para publicar dados roubados; e Tesla multada na Coreia por não indicar perda de autonomia com tempo frio.

Quem estiver a sofrer das consequências da passagem de ano ainda vai a tempo de participar na última prenda do nosso mega-passatempo de Natal. E para começarem bem o ano, nada como considerarem a adesão ao nosso Clube AadM+ com ainda mais prendas exclusivas todos os meses e uma série de vantagens adicionais.

LG aumenta brilho das TV OLED de 2023

Com os fabricantes de TVs LCD a usarem o maior brilho para se diferenciarem das TVs OLED, a LG reduz essa diferença com promessa de ecrãs OLED ainda mais luminosos para 2023. Para os modelos deste ano a LG promete aumentos de luminosidade de 70%, mas essa é uma comparação relativa feita com ecrãs OLED convencionais e não com os seus melhores ecrã do ano passado, pelo que a melhoria efectiva será bastante inferior.

Ainda assim, será mais um passo evolutivo nas TVs OLED, cuja capacidade a nível de definição de cada pixel individual (face às zonas iluminadas dos ecrãs LCD) continua a dar-lhes uma vantagem imbatível - pelo menos até à chegada dos ecrãs Micro-LED. Além da luminosidade, a LG também promete melhorias a nível do interface do webOS, para o tornar mais prático de usar; suporte para HDMI 2.1a; e novo chip de processamento e melhoramento de imagem com AI.


Nvidia lança RTX 4070 Ti

A Nvidia já oficializou a RTX 4070 Ti com 12 GB, que chega com preço oficial de $799 bastante mais acessível que os $1199 da RTX 4080 e $1600 da RTX 4090. Embora a placa também consiga lidar com jogos em 4K, a Nvidia posiciona-a como placa ideal para jogar jogos em 1400p a mais de 120 Hz.

A RTX 4070 Ti tem 7680 CUDA cores e 12 GB de GDDR6X, face aos 9728 CUDA cores e 16 GB da 4080 e aos 16384 CUDA cores e 24 GB da 4090. Era a placa que a Nvidia inicialmente planeava lançar como sendo uma 4080 de 12 GB, mas cujas intenções rapidamente mudaram perante as críticas do fãs que referiam que isso seria bastante enganador tendo em conta a diferença significativa de desempenho. Ainda assim, torna-se numa opção a considerar para quem quiser uma placa que não supere os $1000.


Apple Watch Ultra com ecrã micro-LED em 2024

O Apple Watch Ultra foi lançado há apenas alguns meses, mas já há indicações de que a Apple preapara uma melhoria para o modelo de 2024, com a mudança de um ecrã maior e com tecnologia micro-LED.

O actual Apple Watch Ultra utiliza um ecrã OLED de 1.92", mas para o modelo do próximo ano a Apple deverá recorrer a um ecrã micro-LED de 2.1", que permitirá maior visibilidade no exterior com níveis mais elevados de luminosidade, assim como maior longevidade do próprio ecrã. Mas, é algo que ainda está a mais de ano e meio de distância, e seguramente mais se descobrirá até lá.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O computador Apple Lisa (1983) foi o primeiro computador comercial a ser lançado com interface gráfico e rato.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)