2023/01/15

Sinalizador de acidentes Help Flash em Portugal com parceria Galp

O sistema de alerta de acidentes com geolocalização Help Flash espera conseguir fazer em Portugal o que fez em Espanha.

O Help Flash é um beacon luminoso destinado a ser utilizado em cenários de acidentes automóveis, que também tem capacidade de reportar a sua localização e alertar outros veículos nas proximidades. Em Espanha não se tornou numa alternativa legal ao tradicional triângulo de sinalização, como passará a ser de uso obrigatório a partir de 2026.

Apesar das polémicas, relacionadas com o potencial para localização dos utilizadores, e o facto de se tratar de uma empresa privada a fornecer um serviço que deveria ser prestado por uma entidade oficial nacional, a empresa também tem feito uma campanha de expansão para o mercado português, agora com uma parceria com a Galp que permitirá a divulgação e a venda do aparelho nas suas áreas de serviço e postos de abastecimento.

Na Amazon é possível comprar o Help Flash na loja oficial por preços que vão dos 16 aos 30 euros dependendo da versão escolhida - com alguns a terem activação automática magnética assim que são colocados no tejadilho do veículo.
Pelo que pude perceber, nas versões actuais toda a parte da comunicação da localização é efectuada através do emparelhamento com um smartphone e do uso de uma app, não tendo estes Help Flash a capacidade de comunicar directamente a localização sem essa ajuda - explica porque motivo não vem acompanhado de mais uma mensalidade para as comunicações.

Refira-se ainda que, embora a empresa espere conseguir alterar a legislação em Portugal de forma idêntica à que fez em Espanha, por agora o sinalizador luminoso terá que ser usado em complemento do triângulo de sinalização e não como seu substituto.

1 comentário: