2023/02/03

Anatel lança Qual Empresa Me Ligou para identificar chamadas abusivas

No Brasil, a Anatel criou o serviço "Qual Empresa Me Ligou", que visa facilitar a identificação de empresas que façam chamadas abusivas.

Numa medida que bem que poderia ser replicada pela nossa Anacom, este Qual Empresa Me Ligou é um site onde os cidadãos podem facilmente e rapidamente determinar a que empresa pertence um número de telefone.

Ao contrário de outros serviços de identificação de números, aqui trata-se de um serviço oficial, proporcionado pela entidade reguladora de telecomunicações. Só não esperem conseguir usá-lo para identificar números privados, já que o mesmo se destina apenas à identificação dos números de telefones de empresas.
Também já foi disponibilizado uma tabela com a lista dos maiores infractores, com maior volume de chamadas de curta duração (menos de 3 segundos).

Nesta fase inicial o serviço conta com o apoio das operadoras: Oi, Tim, Vivo, Algar e Claro; que se deverá expandir a outras no futuro.


Embora por cá o panorama das chamadas indesejadas não esteja ao nível da praga que é noutros países, infelizmente vamos caminhando nesse sentido, e são já muitas as pessoas que não conseguem passar um dia sem ter que cancelar ou bloquear mais uma chamada indesejada.

2 comentários:

  1. Pois, o pior é que as empresas compram as operadoras dezenas de ddis (series de dez numeros), todos de gamas diferentes o que dificulta a identificação da origem da chamada.

    ResponderEliminar
  2. Pior ainda é que dá para falsificar o número que aparece, porque as operadoras não forçam a utilização de números verdadeiros. Por isso, aparecer um número não significa que estejam a telefonar desse número.

    ResponderEliminar