2023/02/01

Chrome vai traduzir páginas e imagens

A Google está a preparar uma melhoria no sistema de tradução do Chrome, que passará a incluir o texto apresentado em imagens.

O Chrome há muito que pemite traduzir páginas web, com uma função acessível através do botão direito do rato (nos desktops) ou do menu de funções (em mobile). Mas, esta tradução aplica-se apenas ao texto, deixando intocadas as imagens. E se é certo que também é possível traduzir o texto em imagens, o processo é bastante trabalhoso e tem que ser feito imagem a imagem, através do Search image with Google e depois pedindo a tradução. Algo que em breve deixará de ser necessário.

Uma opção de desenvolvimento revela que em breve o Chrome poderá traduzir uma página web por completo, incluindo o conteúdo em texto e adicionar um botão de tradução nas imagens.


Embora não seja tão prático quanto aplicar um processo de tradução automático imediato a todas as imagens, tem como vantagem evitar desperdiçar recursos na tradução de coisas sem interesse (como publicidade). E, para todos os outros casos, como páginas que apresentam tabelas de texto em formato de imagem, ou legendas de gráficos, etc. a sua tradução será possível com um par de cliques que todos os utilizadores conseguirão descobrir com facilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)