2023/02/06

Hélices toroidais prometem drones mais silenciosos

Investigadores do MIT dizem ter criado hélices mais silenciosas que beneficiarão os drones.

Hoje em dia os drones são bastante populares, mas há um elemento que normalmente não é referido: o barulho irritante das suas hélices quando estão a voar. É um detalhe que se torna irritante numa série de situações, ou que até impede ou dificulta a sua utilização para certas actividades, como observação de vida selvagem. Mas, é algo que poderá melhorar num futuro não muito distante.

Um grupo de investigadores do MIT decidiu regressar às bases e revisitar o formato da própria hélice, procurando alternativas ao formato tradicional que se tem mantido inalterado há mais de um século, e o resultado foi uma hélice toroidal, que tem aspecto estranho mas oferece uma série de vantagens. Para começar, o ruído produzido elimina certas frequências, fazendo com que se torne bastante mais aceitável, aproximando-se do barulho do vento e não do zumbido das hélices. Em testes realizados, drones com estas hélices foram equiparados a drones com hélices convencionais que estavam ao dobro da distância. E isto foi conseguido sem prejuízo na capacidade de sustentação ou de desempenho.

Se as vantagens se traduzirem para escalas maiores, poderá ser interessante para aplicação nos drones de transporte aéreo, possibilitando a sua utilização em locais onde de outra forma poderiam estar restringidos devido ao ruído gerado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)