2023/02/06

Notícias do dia

Apple prepara iPhone Ultra para 2024 ainda mais caro; Júpiter supera Saturno no número de luas; EUA recomendam abertura da App Store da Apple; Netflix recua nas regras anti-partilha e diz que foi engano; oferta do Microsoft 365 bloqueia Windows 10 se não se pagar; e Tiny11 emagrece o Windows 11 para os 8GB em disco e 2GB de RAM.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.

Ex-funcionário da Ubiquiti culpado de tentar extorquir a empresa

O mirabolante caso de hacking da Ubiquiti chega ao fim com o ex-funcionário da empresa a dar-se como culpado de todo o incidente. O funcionário roubou gigabytes de dados confidenciais, e depois tentou fazer-se passar por um hacker desconhecido que pediu um resgate à empresa para não divulgar os dados. Contactou ainda o site Krebs on Security com a história de que a empresa tinha tentado esconder o roubo de dados, o que levou à perda de valor substancial (4 mil milhões de dólares) da empresa em bolsa - e resultando num processo da empresa contra o site.

O ex-funcionário teve um papel caricato no meio de tudo isto, pois inicialmente fazia parte da equipa que estava a investigar o ataque do "hacker" (ele próprio). Mas depois foi apanhado quando uma falha na ligação da internet em sua casa desactivou temporariamente a VPN que utilizava e facilitou a sua identificação (apesar de inicialmente ele tentar negar tudo, chegando ao ponto de dizer que deveria ter sido o hacker a usar a sua conta PayPal para pagar a VPN).


Twitter terá acesso API gratuito

Depois de ter anunciado que será necessário começar a pagar pelo acesso à API do Twitter, Elon Musk reconsiderou em função do feedback dos utilizadores, e diz que o Twitter disponibilizará um acesso gratuito, só para envio de tweets, desde que se trate te "bons conteúdos" e gratuitos.


Como sempre, a grande questão neste tipo de declarações feitas por Elon Musk (que revela, uma vez mais, não ter havido grande planeamento prévio que contemplasse esse tipo de cenário óbvio), será determinar o que é considerado "bom conteúdo". Mas, desde que isto permita que pelo menos continuem a existir as ferramentas de republicação de sites para o Twitter, e afins, já será um excelente passo - caso contrário, milhões de contas do Twitter irão desaparecer.


Twitter pede $1000 mensais por visto dourado para empresas

Enquanto os utilizadores podem obter o visto azul do Twitter por €8 mensais, para as empresas o visto dourado vai custar um pouco mais. Embora ainda não tenha anunciado publicamente as condições, o Twitter já começou a contactar empresas dizendo que terão que pagar mil dólares por mês se quiserem manter o visto dourado de verificação. Contas associadas, como a de responsáveis que possam comunicar em nome da conta principal (que têm verificação especial a confirmar a ligação à empresa), custarão 50 dólares mensais por conta.

Embora este nível de preços até possa fazer sentido em empresas de grandes dimensões, parece desde logo evidente que remove a possibilidade de empresas de pequena dimensão poderem manter um visto dourado no Twitter.


The Last of Us para PC adiado para 28 de Março

Quem quiser revisitar ou aventurar-se pela primeira vez no universo do The Last of Us num PC terá que aguardar mais algumas semanas. O lançamento planeado para 3 de Março passou agora para 28 de Março.

O remake para a PS5, a par da série televisiva que estreou na HBO, têm revitalizado o interesse no jogo - que de facto é um dos melhores jogos de sempre para a PlayStation e também a nível global.


A Naughty Dog diz que estas semanas extra permitirão melhorar a qualidade do jogo para estar ao nível que melhor representa as expectativas dos jogadores. E, coincidência ou não, também faz com que o jogo seja lançado após o final da primeira temporada da série na TV em vez de ser feito antes do último episódio. (A série também já foi aprovada para um segunda temporada.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O Bluetooth foi criado em 1989, originalmente com o objectivo de substituir os populares cabos série RS-232 para transferência de dados. Actualmente, tornou-se em algo que é utilizado numa imensa variedade de produtos, dos headphones sem fios aos botões remotos para tirar fotografias, passando por lâmpadas inteligentes e etiquetas para localização de objectos perdidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)