2023/02/18

Microsoft limita AI a 5 respostas para evitar "alucinações"

A MS optou pela técnica mais fácil para controlar o ChatGPT no Bing, limitando a interacção a cinco respostas por sessão.

A integração do ChatGPT no Bing tem dado bastante que falar, com algumas pessoas explorarem os limites a que é possível chegar e que têm feito o assistente AI alucinar, ao ponto de imaginar múltiplas personalidades e até planear supostas vinganças contra pessoas que criticavam a inteligência artificial.

Em resultado disso, a MS e OpenAI têm estado a fazer ajustes contínuos ao sistema, de modo a não responder a questões que possam descambar em potenciais respostas polémicas, e também limitando o prolongamento destas conversas. Anteriormente já tinha sido referido que ter interacções bastante longas com o assistente AI podia potenciar este tipo de comportamento. E por isso, a partir de agora os utilizadores só poderão ter interacções de até 5 respostas por sessão, um número que a MS diz que representa os pedidos da maioria dos utilizadores.

Além disso, também passa a haver um limite global de 50 perguntas por dia - algo que poderá fazer parte de uma medida para contenção de custos (manter estes assistentes AI em funcionamento é extremamente dispendioso). Por outro lado, a MS diz que poderá voltar a expandir a capacidade de interacção com o assistente, em função dos desenvolvimentos que forem feitos.


Actualização: Afinal não demorou, em poucos dias a MS já aumentou para 6 respostas e 60 sessões por dia, prometendo mais para breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)