2023/02/19

Preço dos eléctricos e híbridos afasta portugueses

Os portugueses estão cada vez mais atentos às questões ambientais, mas 65% afirma que comprar um carro híbrido ou eléctrico não é uma opção devido ao preço elevado.

De acordo com o relatório Consumer Spotlight sobre "Compra de carro em 2023" – desenvolvido pela Liberty Mutual com a Kantar e a Red C para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte) em Novembro e Dezembro de 2022 e divulgado agora – três em cada dez portugueses pensa comprar um carro este ano.

Das 500 pessoas inquiridas, 55% assumem que consideram adquirir um automóvel eléctrico ou híbrido. Para além do preço, 25% apontam o insuficiente desenvolvimento de pontos de carregamento como a causa para não avançar com a compra de um carro mais sustentável e 18% confessam que não sabem o suficiente sobre os mesmos ou que estes são apenas para curtas distâncias ou viagens em cidades.

Quase 30% dos inquiridos relevam que a mudança para um carro mais económico em termos de combustível e/ou manutenção é a principal causa para a procura de novo automóvel. Uma percentagem semelhante de pessoas, 28%, afirmam que o actual carro é antigo ou que pretendem comprar um carro mais sustentável.

Do total de pessoas que assumem adquirir um carro em 2023, 23% mostram-se indecisas entre um automóvel novo ou em segunda mão. Já os mais decididos, 16%, pretendem comprar um carro novo e 13% em segunda mão.

[Pela Estrada Fora]

1 comentário:

  1. O que é de estranhar é que em Portugal os engenheiros não desenvolvam nada. Uma grande parte dos países europeus têm uma marca de carros e Portugal... nada. Espanha, Itália, França, Roménia, República checa, Suécia, UK, etc e nós reclamamos tanto mas não vejo acção. Também vejo pouca gente a manifestar-se pelos preços dos combustíveis, impostos altos, etc e no entanto há demasiadas ajudas sociais e para políticos. Onde ficamos? Trabalhar para pagar a máquina social e fiscal?

    ResponderEliminar