2023/02/02

Netflix vai exigir login na rede WiFi principal todos os meses

A Netflix já começou a revelar os sistemas que utilizará para impedir a partilha de contas entre amigos.

A partilha de contas dos serviços de streaming é uma prática popular, com amigos e familiares a juntarem-se para reduzir o custo mensal destes serviços. Por outro lado, Há muito que sabe que a Netflix está a preparar nova ofensiva contra estes casos, e agora começam a conhecer-se os detalhes de como tal irá ser feito.

Oficialmente, o serviço da Netflix destina-se a ser utilizado por pessoas no mesmo agregado familiar. E como tal, uma das técnicas que a Netflix utilizará é exigir que os utilizadores se liguem à rede WiFi do local principal pelo menos uma vez por mês.

Isto fará com que os dispositivos sejam validados como autorizados e continuem a poder aceder ao serviço, mesmo quando estão fora de casa. Se passarem mais de um mês sem se ligarem à rede WiFi principal, esses equipamentos ficarão impedidos de aceder ao serviço. Fazer novos sign-ins fora de casa também pode resultar em bloqueios, o que poderá complicar a vida a quem quiser aceder à sua conta Netflix quando está num hotel ou temporariamente fora de casa. Para esses casos, a Netflix permitirá pedir um código temporário, que permitirá o acesso ao serviço durante sete dias.

Quando um dispositivo fica bloqueado, parece que não bastará ligar à conta WiFi principal para retomar o serviço, com a Netflix a dizer que será preciso contactar o serviço de apoio ao cliente.


Veremos se isto resulta em:
  1. Mais clientes (com os grupos existentes a multiplicarem-se em novas subscrições)
  2. Menos clientes (com os grupos destruídos a abandonarem o serviço por não estarem dispostos a pagar a mensalidade integral)
  3. Incentivará a criação de ferramentas que permitam contornar estes sistemas, fazendo "ligações remotas" à rede WiFi principal apenas para efeito de validação do serviço.
Aceitam-se previsões. :)


Actualização: A Netflix diz que as regras foram publicadas por engano, e que não se aplicam aos EUA.

Actualização 2: As medidas anti-partilha já se aplicam a Portugal.

9 comentários:

  1. Na minha família vão perder clientes. Pra 1 funcionar o conteúdo tinha que está fantástico, coisa que está longe disso

    ResponderEliminar
  2. na minha sincera opinião, eles sabem que isso não vai funcionar, mas fazem-no para agradar aos investidores, entretanto algo acontecerá..............

    ResponderEliminar
  3. 4. Activation party mensais em casa do "dono" com direito a Jolas e tremoços

    ResponderEliminar
  4. Só espero que o Spotify não siga o mesmo caminho...
    😬

    ResponderEliminar
  5. Ou entao:
    4- Disney e HBO: Na nossa plataforma podem partilhar à vontande as passwords...nao vamos fazer o que a netflix fez!
    Netflix: fuck...

    ResponderEliminar
  6. engraçado pensar que a implementação destas medidas deverá corresponder ao armazenamento de uma base de dados que relaciona IP com uma morada (provavelmente morada de faturação). Nao é inédito mas não deixa de ser assustador a normalidade com que todos aceitamos isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sendo cliente Netflix, não tenho porque me queixar, mas sendo cliente de outros serviços, irei tentar estar o mais atento possível.

      Eliminar
  7. Kodi + Seren/Fen/The Crew/Moria/Asgard + (conta paga) RealDebrid. Não têm de quê.

    ResponderEliminar