2023/02/14

UE proíbe venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2035

O Parlamento Europeu votou favoravelmente à proibição da venda de novos carros a gasolina e diesel a partir de 2035.

A medida vem replicar aquilo que muitos países já tinham anunciado - alguns com metas mais ambiciosas, e outros que até já se aproximam na prática desse objectivo, com grande percentagem de venda de automóveis eléctricos. Por exemplo, na Noruega são já várias as marcas que deixarão de oferecer automóveis a combustão já no próximo ano.

Mas, assim fica oficializado para a toda a UE, que a meta final para a transição combustão -> eléctricos nos automóveis fica marcada para 2035. Uma meta que foi aprovada por 340 votos a favor mas que contou com 279 votos contra e 21 abstenções - sendo que alguns destes votos contra dizem ser "a favor" desse mesmo objectivo mas não concordam com a forma como a medida foi implementada.

A medida prevê ainda uma fase intermédia para redução das emissões de CO2 em 2030, com redução de 55% nos automóveis de passageiros e 50% nos veículos comerciais ligeiros; e também um regime de excepção para fabricantes de pequenas séries, que produzam menos de mil automóveis por ano.

3 comentários:

  1. Deviam era fazer qualquer coisa para impedir imediatamente a circulação de veículos com alterações aos filtros de origem, nomeadamente carros a gasóleo sem filtro de partículas, principalmente nos grandes centros urbanos. Por este andar mesmo lá para 2040 ainda vamos importar carros a gasóleo em 2a mão para passado uns tempos lhes retirarem os filtros de partículas e encherem as nossas cidades de partículas cancerígenas até 2060 (reduzindo ainda mais a esperança média de vida e consequentemente o tempo que podíamos usufruir na idade da reforma)

    ResponderEliminar