2023/02/15

Xbox Series X/S com nova opção de poupança de energia

A actualização de Fevereiro 2023 para as Xbox vem com poupança de energia e integração com o Google Home.

A novidade em destaque é o novo modo de poupança de energia, que será bem apreciada numa altura em que a maioria das famílias apreciará todos os euros poupados.

Embora seja possível manter a consola no modo Sleep (Instant On) que gasta cerca de 10-15 W em standby, a MS recomenda a utilização do modo Shutdown que reduz esse valor para apenas 0.5 W. A diferença é que enquanto o outro modo permite reactivar a Xbox de forma instantânea, neste modo será necessário aguardar cerca de 15 segundos para a consola se reiniciar. Mas isto é algo que pode ser praticamente eliminado através da programação das "horas activas", que manterá a Xbox no modo Sleep durante este período, para acesso imediato, e entrará no modo de poupança acrescida durante o resto do tempo - ou seja, o melhor dos dois mundos.
Mas as novidades não se ficam por aqui, também é possível integrar as consolas Xbox com a app Google Home e passar a utilizar a app como controlo remoto, com acesso a funções como ligar/desligar, play/pause, ajustar volume, iniciar gravações, etc.

E além disto, para os utilizadores que preferirem um home screen com menos distracções, é possível esconder as imagens dos jogos.

3 comentários:

  1. "Sleep (Instant On) que gasta cerca de 10-15 W em standby" o quê?! A xbox em stand-by gasta tanto como um portátil ultrabook ou MacBook Air em funcionamento normal?! Vá gastar lá fora... isso é o que dá manter um chip x64 e subsistema sempre ligados. Se dissessem 0.5W mas quando faz alguma manutenção ou update dice aos 15W, ainda entendia, ou seja, algo esporádico. Agora em idle sempre essa barbaridade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O modo Instant On mantém a consola praticamente em funcionamento, pode estar a fazer downloads, updates, etc. etc.
      Sempre ficou a cargo de cada pessoa escolher o modo que preferia.
      Para mim a grande vantagem é agora se ter a parte do agendamento, permitindo manter o instant-on durante as horas em que se poderá querer jogar, e manter em maior poupança durante o resto do tempo.

      Eliminar
  2. Penso que tenha a ver com energia dos usbs, colo exemplo da ps4 pro

    Desligado: 0,2 W Modo de repouso (Fornecer energia às portas USB): 5,0 W Modo de repouso (Permanecer ligado à Internet): 1,0 W Modo de repouso (Manter aplicação suspensa): 1,7 W Modo de repouso (Tudo): 6,4 W

    ResponderEliminar