2023/03/28

GPT-4 supera desafio das rodas dentadas

Um desafio colocado por um crítico das AI foi resolvido pelo GPT-4 da OpenAI.

Os sistemas AI como o GPT da OpenAI ainda suscitam muitas questões quanto ao seu grau de "raciocínio", indo desde aqueles que dizem que estes sistemas são meros "papagaios" que repetem respostas que fazem parte dos elementos usados para o seu treino, aos que acreditam que estes sistemas já têm "consciência". Mas, nem sequer entrando nessa discussão, pelo menos pode assistir-se a uma evolução.

Em Setembro de 2022, um crítico desafiava estes sistemas AI a responder ao seguinte "puzzle", se tivermos seis rodas dentadas, encaixadas em linha entre si, e rodarmos a roda número 3 no sentido do ponteiro dos relógios, qual é o sentido de rotação das rodas número 1 e número 6? E, passados alguns meses, o GPT-4 é capaz de lhe dar a resposta, dizendo correctamente que as roda número 1 rodará no mesmo sentido, e a roda número 6 rodará em sentido oposto, explicando o seu raciocínio ponto por ponto.
Aliás, poderá ser essa parte da explicação a responsável pela resposta certa, já que no GPT-3.5 havia algumas respostas erradas que o sistema podia corrigir se se pedisse que explicasse a solução passo por passo.


Fica portanto, mais uma vez, demonstrada a rápida evolução que os sistemas AI têm tido, e mal se pode imaginar o que será possível fazer-se daqui por mais um par de anos. No mínimo, esperemos que já tenham servido para reformar as actuais gerações da Siri, Google Assistant, e Alexa, que se tornam ridiculamente desadequadas para o que se espera de um assistente AI nos dias de hoje.

7 comentários:

  1. Aqui há tempos testei (na versão GPT-3) o seguinte desafio e também resolveu com sucesso:

    Imaginemos o seguinte: Há 100 pessoas, cada uma numerada de 1 a 100 que vão à vez mudar um interruptor numerado de 1 a 100 ligado a 100 lâmpadas numeradas. A pessoa número 1 muda o estado do interruptor 1 e seus múltiplos. A pessoa número 2 muda o seu e seus múltiplos. No final das 100 pessoas, quais são as lâmpadas que irão permanecer ligadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. impares, só não sei se o AI pensa como nós ou se faz os calculos 1 a 1...

      Eliminar
    2. Creio que apenas seriam ímpares se fossem todos os números consecutivos, com múltiplos o cenário muda um pouco. Por exemplo de 1 a 10, partindo do princípio que as lâmpadas estavam desligadas, ficaríamos com a 1, 4 e 9 acesas.

      Eliminar
  2. E se as lampadas com os nmeros primos estiverem ligadas em série, quantos eletrões são precisos para a ultima pessoa tropeçar?

    ResponderEliminar

  3. Interruptores e lâmpadas.


    João Santos
    Imaginemos o seguinte: Há 100 pessoas, cada uma numerada de 1 a 100 que vão à vez mudar um interruptor numerado de 1 a 100 ligado a 100 lâmpadas numeradas. A pessoa número 1 muda o estado do interruptor 1 e seus múltiplos. A pessoa número 2 muda o seu e seus múltiplos. No final das 100 pessoas, quais são as lâmpadas que irão permanecer ligadas?

    Inicialmente, todas as lâmpadas estão desligadas. Quando a primeira pessoa (número 1) mudar o estado do interruptor 1, todas as lâmpadas ímpares (1, 3, 5, ...) serão ligadas.

    Quando a segunda pessoa (número 2) mudar o estado do interruptor 2, todas as lâmpadas pares múltiplas de 2 (2, 4, 6, ...) serão desligadas (pois já foram ligadas pela pessoa número 1).

    Quando a terceira pessoa (número 3) mudar o estado do interruptor 3, ela irá ligar a lâmpada número 3 (pois não foi ligada pelas duas primeiras pessoas) e desligar a lâmpada número 6 (pois já foi ligada pela primeira pessoa).

    Esse processo vai continuar até a pessoa número 100. Ao final das 100 pessoas, as lâmpadas que estarão ligadas serão as lâmpadas que possuem um número de fatores ímpares. Por exemplo, a lâmpada número 9 terá 3 fatores (1, 3 e 9), portanto será ligada. Já a lâmpada número 16 terá 5 fatores (1, 2, 4, 8 e 16), portanto será desligada.

    Assim, as lâmpadas que ficarão ligadas serão as que têm um número de fatores ímpares, ou seja, as lâmpadas com os números quadrados (1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81 e 100). Portanto, 10 lâmpadas estarão ligadas no final.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Lá está... Para além de ter respondido corretamente, ainda explicou todo o processo... Para além de ser um desafio maior que o apresentado neste artigo, o mesmo foi resolvido com sucesso numa versão anterior do chatgpt...

      Eliminar