2023/03/28

Tesla lança "sensores" de estacionamento usando as câmaras

A Tesla está finalmente a lançar o sistema que usa as câmaras em substituição dos sensores de proximidade no estacionamento, mas os resultados deixam a desejar.

Os sensores ultra-sónicos de proximidade tornaram-se em algo comum e banal nos automóveis, sendo preciosos auxiliares durante o estacionamento e manobras, ao indicar a proximidade para possíveis obstáculos. No entanto, a Tesla decidiu removê-los, dizendo que bastam as câmaras para fazer essa tarefa (tal como anteriormente já tinha removido o radar - embora agora esteja em processo de o voltar a adicionar).

Tal como algumas pessoas já suspeitavam os resultados deste novo sistema não estão ao nível do que se esperaria num carro nesta classe de preço, já que falham em situações de baixa luminosidade e, talvez ainda pior, deixam diversas "zonas mortas" sem detecção porque nem sequer são áreas cobertas pelo posicionamento das câmaras. Um caso flagrante é a parte frontal e as partes laterais das rodas frontais.


Infelizmente a Tesla tem tradição em, primeiro remover as coisas, e só depois se preocupar em repor as funcionalidades. A Tesla também removeu o sensor de chuva, passando a fazer a detecção através das câmaras, e durante meses, os clientes com os modelos sem sensor nem sequer tiveram acesso à funcionalidade de detecção de chuva.

Neste caso, é muito provável que a Tesla também vá melhorar o funcionamento do sistema de "proximidade via câmaras", mas há coisas que não poderão ser corrigidas porque será tecnicamente impossível fazê-las: como ver um obstáculo no escuro, ou detectar algo que se meteu à frente do veículo (como um animal de estimação) e que nem sequer aparece no campo de visão - precisamente os locais onde os sensores de proximidade estavam posicionados. Não deixará de ser ridículo que, num carro de 50 mil euros (e mais!) e repleto de tecnologia, se acabe por ter condutores que se sintam obrigados a instalar kits de sensores ultra-sónicos à posteriori.

4 comentários:

  1. Não deixa de ser curioso que o meu carro do grupo VAG tem câmera na grelha frontal exactamente pra ajudar a estacionar.

    ResponderEliminar
  2. O meu chega em 2 dias e quando o pedi não sabia que já não trazia esses sensores, só agora para a entrega apareceu na app para aceitar. Mas pelos vistos funciona super mal... inadmissível! Vou esperar um par de meses e se não melhorar compro uns sensores. Mas inadmissível...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera, usas coisas como "inadmissível" para um carro novo e a tua solução é "comprar uns sensores"?

      Bem, isto há gente que não tem mesmo nada na cabeça.
      Rapaz... se o carro não cumpre com o prometido, manda para trás e compra um de jeito. Onde é que já se viu alguém não estar contente com um produto e a sua solução ser gastar mais dinheiro a resolver os problemas que nem deviam existir? Também fazes isso quando compras uma casa nova e a pintura está toda fodida? Ou quando compras um telemóvel e a algo nele não funciona como é suposto? etc

      Vê lá se acordas para a vida em vez de seres mais uma ovelhinha.

      Eliminar
  3. Este sistema NUNCA vai funcionar sem a adição de mais cameras. E para isso, se calhar mais vale a pena manter os ultrassónicos, ficam mais baratos.
    Apesar de que este carro para o que eles querem fazer, precisa mesmo de mais cameras, principalmente à frente na "grelha" do carro, o que ia ajudar com isto do estacionamento mas mais importante, ia dar uma visão 100 vezes melhor ao carro do tráfego quando o carro está a entrar num cruzamento com pouca visibilidade. pois a camera que é usada para isso neste momento muitas vezes não consegue ver os carros a vir de lado em certos ângulos e se houverem coisas como muros ou carros estacionados perto do canto do cruzamento.
    Uma grande angular na "grelha" ou duas nos "cantos" resolviam isso, dando uma capacidade muito maior ao autopilot, e iam logo resolver isto do estacionamento.

    ResponderEliminar