2023/03/07

Notícias do dia

iPhones dominaram vendas em 2022 com 8 modelos no top 10; Apple lança iPhone 14 amarelo; Alemanha adia fim dos automóveis a combustão em 2035; App Facebook prepara regresso do Messenger; Chrome vai mostrar memória usada por cada tab; e fraudes telefónicas recorrem a vozes AI falsificadas de familiares.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te valer um rato Mars Gaming MMRW.

Twitch endurece luta contra deepfakes

Com a tecnologia a facilitar a criação de deepfakes, o Twitch também endurece as regras contra a sua utilização abusiva. O serviço de streaming viu-se obrigado a reajustar as suas políticas para reforçar a proibição de vídeos deepfake NCEI (non-consensual exploitative images) que possam ter como alvo algumas das suas streamers mais populares.

A medida surge no seguimento de um streamer ter sido apanhado com o seu browser num site que vende deepfakes de streamers femininas do Twitch. Na prática, só vem servir como alerta para que os streamers não recorram a este tipo de sites e serviços, sob pena de ficarem com as contas suspensas ou canceladas, pois as regras anterior já proibiam o recurso a vídeos deepfake de caracter sexual explícito.


YouTube remove overlay ads a 6 de Abril

Boas notícias, a partir de 6 de Abril poderemos dizer adeus definitivo à publicidade que era apresentada sobreposta nos vídeos do YouTube.

O YouTube diz que o objectivo é deixar de chatear os utilizadores com formatos intrusivos, em vez disso optando pelos demais formatos que diz serem mais adequados - nomeadamente a apresentação de vídeos em ecrã completo, antes, durante ou após a apresentação do vídeo, com opção de "passar à frente". De qualquer forma, este formato já só era apresentado no YouTube nos desktops, pelo que o impacto real não será significativo tendo em conta que a maioria das visualizações já são feitas nas plataformas mobile.


Google I/O 2023 a 10 de Maio

A Google já anunciou a data para o seu evento Google I/O 2023, que este ano irá decorrer a 10 de Maio, com presenças físicas limitadas no seu campus.

Para este o destaque irá para o Android 14 e, inevitavelmente, mais detalhes sobre os produtos AI da Google, que forçosamente teve que tirar para fora da gaveta por pressão da OpenAI e do popular ChatGPT. Além disso, também deveremos ter direito a algum hardware, sob a forma do Pixel 7a e do Pixel Tablet.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Philips é uma empresa Holandesa que foi fundada em 1891. Começou por se dedicar ao fabrico de lâmpadas incandescentes, e ao longo dos anos expandindo a sua actividade muitos outros produtos. A sua primeira máquina de barbear foi lançada em 1939, com o nome Philishave que se mantém até aos dias de hoje.

1 comentário:

  1. A Philips também criou algumas empresas bastantes conhecidas as quais acabou por vender e valem hoje muito mais que a própria philips, que diga-se, quase desapareceu. A TSMC será a mais conhecida de todos.

    ResponderEliminar