2023/03/16

Portugal adopta alertas via Cell Broadcast

Depois de muitos anos a usar SMS tradicionais, Portugal vai finalmente adoptar o Cell Broadcast para os alertas à população.

Há muito que se pedia que Portugal utilizasse a tecnologia mais adequada (e existente!) para os alertas à população, em vez de recorrer ao envio de SMS. Ao contrário do envio de mensagens individuais para cada telemóvel, que podem demorar dezenas de horas a chegar a milhões de pessoas e - só por isso, tornando-se completamente inadequado para o cenário de envio de alertas de emergência - o Cell Broadcast permite o envio dessas mensagens para milhões de pessoas em poucos segundos.

No início do ano tivemos a boa notícia de que Portugal ia seguir o exemplo de outros países e adoptar o Cell Broadcast, e isso ficou agora oficializado com a publicação em Diário da República.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) terão agora que apresentar um plano de transição até Junho, onde além dos valores do investimento também fique estabelecido o cronograma. Os operadores muito têm argumentado que há "imensas dificuldades técnicas" para adoptar o Cell Broadcast, mas noutros países não faltam exemplos que asseguram que o processo foi bastante pacífico e, muitas vezes, sem necessidade de qualquer actualização de material de telecomunicações. Refira-se que em Portugal alguns operadores já tiveram o Cell Broadcast a funcionar.

O objectivo é que, até 2027, tudo esteja pronto e a funcionar. E apesar de por cá sabermos que são frequentes os atrasos e derrapagens, esperemos que este se possa tornar numa excepção à regra, com os operadores de telecomunicações a facilitarem o processo e permitindo que tudo fique pronto muito antes da data pretendida. Aliás, porque não fazerem uma corrida em jeito de espírito de boa competição, para ver quem é o primeiro operador que anuncia já ter tudo pronto para o envio de alertas via Cell Broadcast?

5 comentários:

  1. O RDS dos rádios é também uma forma de complementar os avisos. Basta ter as informações de trânsito ativas TA e outros tipos de alertas (vejam definições no menu do rádio)
    Não interessa se estão ouvindo CD, música do telemóvel, etc.. O alerta é automaticamente sintonizado se estiverem o RDS ligado

    ResponderEliminar
  2. Se na Grécia o Cell Broadcast foi implementado em 6 meses, na Roménia em 4 meses, no Reino Unido em menos de 90 dias e na Ucrânia em plena guerra em menos de 4 semanas, em Portugal só com muita resistência é que levarão tanto tempo.

    ResponderEliminar
  3. Em Portugal vai demorar assim tanto tempo porque é preciso untar algumas mãos, encher alguns bolsos e isso atrasa as coisas... nada arranca ou termina nos prazos sem passar os envelopes pelos bolsos certos...

    ResponderEliminar
  4. O Estado Maior das Comunicações Armadas tudo irá fazer para atrasar ao máximo o fim da mama, ups... Quero dizer: a transição para a opção mais simples e funcional de todas.

    ResponderEliminar
  5. É só uma "canetada" num decreto-lei a dizer que os operadores têm 90 dias para ter isso em funcionamento ou começam a pagar 10 milhões de euros em multa por cada dia que passar sem isso 100% implementado, e vão ver se eles resolvem ou não.

    ResponderEliminar