2023/03/17

Twitter penaliza concorrentes no feed "For You"

Confirmando aquilo que já muitos suspeitavam, o Twitter está a penalizar serviços concorrentes, para que não apareçam no feed de conteúdos sugeridos aos utilizadores.

Depois das suspeitas chega a confirmação, de que o Twitter da era Elon Musk está a penalizar contas de serviços concorrentes (e outras que não se percebe bem porque são penalizadas) de modo a que não apareçam no seu feed "For You" mesmo que fossem o tipo de conteúdos que alguns utilizadores gostariam de ver.

Entre as contas penalizadas estão 19 contas oficiais do TikTok, 3 contas do Snap, 2 contas do Instagram, e até o U.S. Department of Health & Human Services (HHS).


Embora isto possa dar azo a investigações por "abuso de poder", é apenas mais uma demonstração de como os sistemas de conteúdos sugeridos podem ser facilmente manipulados e direccionar os utilizador para onde a plataforma bem entender. Algo que já foi demonstrado e comprovado no passado, como nos casos das experiências no Facebook que até confirmaram o efeito que o tipo de notícias apresentadas tinha no estado emocional dos utilizadores.

1 comentário: