2023/03/17

Notícias do dia

Google revela vulnerabilidades graves nos chips da Samsung; iPhone 15 vai ter margens de ecrã ainda mais reduzidas; Google diz adeus aos óculos Glass este ano; Qualcomm apresenta Snapdragon 7+ Gen 2; Amazon encerra Kindle Newsstand em Setembro; e ransomware MeowCorp com descodificador gratuito.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk 64GB.

Android 14 com alerta de bateria nos 2%

No Android 14 a Google está a preparar um alerta adicional de bateria ultra-baixa, que alertará os utilizadores quando o nível de bateria chegar aos 2%.

Actualmente o Android 13 alerta os utilizadores quando a bateria chega aos 20% e aos 10%, mas tendo em conta que 10% ainda é um valor que muitos considerarão suficiente para continuar a usar o smartphone, pode dar-se o caso (frequente) de até se esquecerem disso até ao ponto em que o smartphone se apaga com a bateria esgotada - especialmente no caso de apps como jogos, que escondem a barra de estado e o nível actual da bateria. Com este novo alerta, deixa de haver desculpas para que não se saiba que está no momento de ligar o smartphone ao carregador. É algo que também pode ser feito usando apps adicionais, ou scripts no Tasker, mas que beneficiará muitas mais pessoas estando integrado de origem no sistema.


Facebook e Instagram com verificação paga nos EUA

Tal como já tinha anunciado, a Meta avançou com o sistema de verificação pago para o Facebook e Instagram, que permite que os utilizadores recebam um visto de verificação - idêntico ao que foi popularizado pelo Twitter - desde que estejam dispostos a pagar $11.99 por mês (se pagarem na web) ou $14.99 (se pagarem na app).

O sistema fica disponível para utilizadores com mais de 18 anos, e além da mensalidade, será necessário fornecer um documento de identificação com foto, e também activarem o sistema de autenticação 2-factor. Depois de terem sido aprovados, os utilizadores não poderão alterar o nome, foto, ou nome de utilizador, a não ser que passem novamente pelo processo de verificação.


Encoders aptX e aptX HD com uso gratuito em Android

A Qualcomm está a disponibilizar a utilização gratuita dos seus encoders aptX e aptX HD nos Android, que até agora obrigavam à utilização de uma licença por parte dos fabricantes. Isto significa que estes codecs poderão ser também utilizados gratuitamente em apps de áudio.

Por outro lado, esta "oferta" apenas diz respeito à parte dos encoders. Os equipamentos que queiram ter capacidade para descodificar áudio aptX e aptX HD continuarão a estar dependentes do pagamento da licença à Qualcomm pela utilização desta tecnologia.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um jogo em resolução 4K (3840 x 2160) obriga a que o computador ou consola calculem os valores de quase 8.3 milhões de pixeis em cada frame, o que para um jogo a 60 fps representa quase 500 milhões de pixeis por segundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)