2023/03/28

Votações no Twitter só para quem pagar

Elon Musk anunciou algumas alterações no Twitter, sendo que só os utilizadores pagantes é que poderão votar nos inquéritos e ser elegíveis para serem sugeridos.

Musk diz que a partir de 15 de Abril, apenas as contas verificadas (que na verdade são contas que não têm qualquer tipo de verificação a não ser o pagamento da mensalidade Twitter Blue) poderão aparecer nas recomendações do feed For You, e também nas votações.

A justificação é de que esta é a única forma de lidar com "exércitos de bots avançados usando AI" que, segundo as suas palavras, têm estado a dominar a plataforma, e cujas tentativas de combate têm sido ineficazes.


Musk arrisca ainda dizer que, com estas medidas, o Twitter se tornará na única plataforma em que os utilizadores poderão confiar. Embora não explique como é que estar exposto a conteúdos de alguém que pagou $7, e pode continuar a ser um bot e a amplificar propaganda ou conteúdos falsos, seja incentivador de confiança - especialmente quando depois se descobre que existe uma lista de "VIPs" escolhidos por Musk, e incluindo ele próprio, que têm direito a exposição adicional na plataforma.


Por este andar, mais vale tornar o Twitter numa plataforma exclusivamente paga, e ficarão resolvidos todos os problemas da plataforma segundo as previsões de Elon Musk. Os serviços concorrentes agradecerão certamente.

1 comentário:

  1. Continua a ser melhor opção que todas as outras que cederam ao lápis azul.

    ResponderEliminar