2023/04/05

Apple patenteia ecrã automóvel que mostra coisas diferentes para condutor e passageiro

Apesar de já existirem há décadas, a Apple pediu uma patente para um ecrã que pode mostrar coisas diferentes a duas pessoas diferentes.

Há vários fabricantes que já recorrem ao tradicional sistema de prismas colocados sobre o ecrã - o mesmo sistema que também era (e ainda é) utilizado para criar efeitos 3D ou de imagens que mudam em postais - que possibilitam que um único ecrã possa apresentar duas imagens diferentes a duas pessoas. Uma capacidade que vem mesmo a jeito para os automóveis, permitindo que um ecrã central possa apresentar informação adequada para o condutor, enquanto o passageiro pode estar a ver um filme sem que isso distraia o condutor.

Normalmente, esse sistema implica a perda de resolução na imagem, coisa que a Apple evita ao passar o filtro prismático para a parte traseira do LCD, entre o LCD e o backlight, resultando num sistema de backlight com luz direccionada (PDF link). Activando uma secção do backlight teremos uma imagem "projectada" para um dos lados do ecrã, enquanto outra secção projecta a imagem para o outro lado.
Isto permite apresentar imagens de resolução total às duas pessoas, ficando apenas dependente de se utilizar um ecrã LCD com capacidade de actualização elevada (120 Hz ou 144 Hz pelo menos).

É provável que vejamos este ecrã ser aplicado no futuro carro da Apple, ou potencialmente licenciado para utilização em carros que tenham integração com a próxima geração do CarPlay, que além do ecrã central também assumirá o controlo do painel de instrumentos do veículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)