2023/04/21

Humane mostra o seu wearable AI que dispensa smartphones e óculos VR

A Humane mostrou um wearable AI que pretende libertar-nos dos smartphone e da necessidade de usar óculos de realidade aumentada.

Criada por dois ex-funcionários da Apple, Imran Chaudhri e Bethany Bongiorno, a Humane é uma startup que está a atrair bastantes atenções, e que o fará ainda mais agora que mostrou o seu misterioso wearable AI.

A melhor forma de o descrever é como sendo algo ao estilo dos crachás de comunicação que vemos no Star Trek; onde basta um toque para se ter acesso instantâneo a uma AI capaz de responder aos nossos pedidos. Mas, neste caso, o sistema é ainda mais avançado, pois em vez de permitir interacção apenas via toques e voz, também tem um projector e câmara, que possibilitam que o assistente veja o mundo, e que possa projectar informação na mão do utilizador ou outras superfícies (e antecipando-se que seja capaz de detectar "toques" feitos na imagem projectada, usando a câmara).

Na demonstração podemos ver o assistente a dar um resumo de coisas que sejam do interesse do utilizador, lidar com um telefonema com informação projectada na mão, fazer traduções usando a voz do próprio utilizador, e até identificar uma barra de chocolate e dizer que ainda temos "orçamento calórico" para a comer.
Não se pode prever se este dispositivo terá sucesso assegurado, ou que seja o ideal para todos os tipos de utilização, mas sem dúvida que parece bastante interessante e será aplicável em diversos sectores. Nem que seja pelo facto de me parecer haver muita menor resistência à proposta de usar um "crachá", do que andar com óculos VR/AR volumosos.

O mais provável é que a Humane acabe por ser comprada por um dos gigantes tecnológicos - ou que simplesmente se limitem a copiar este dispositivo, se acharem que pode vir a tornar-se uma ameaça para os seus planos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)