2023/04/22

Lançamento da Starship projecta detritos a quilómetros de distância

A primeira tentativa de lançamento orbital da Starship não correu como planeado, mas a potência do foguete Super Heavy teve alguns efeitos secundários inesperados.

Apesar de tudo ter corrido bem durante os minutos iniciais, a Starship acabou por ser destruída numa explosão depois de ter falhado a separação do Super Heavy. Mas, mesmo o processo de lançamento em si, provocou receios a quilómetros de distância.

Se um lançamento de um foguete normal já é um acontecimento impressionante, este que é o mais poderoso foguete da actualidade eleva isso a novos patamares. Com uma força de impulsão imensamente superior, fazem-se sentir os seus efeitos de forma ainda mais notória. No local do lançamento, a força da propulsão terá criado uma cratera com mais de 5 metros de profundidade. A quantidade e tamanho de detritos projectada durante os segundos iniciais do lançamento foram impressionantes, e capazes de destruir carros colocados a quilómetros de distância. Algumas casas também ficaram com vidros partidos a dezenas de quilómetros, e houve também uma chuva de areia e pó que se espalhou por uma área ainda mais vasta.


Nos segundos iniciais de lançamento pode ver-se uma chuva de detritos a causar enormes colunas de água no mar.


Se isto não será demasiado problemático para lançamentos ocasionais com meses de intervalo, sem dúvida que terá que ser abordado de acordo com as intenções da SpaceX de efectuar este tipo de lançamentos de forma bastante mais frequente (depois de resolver todos os problemas).


Actualização: foto de como ficou a base de lançamento.

1 comentário: