2023/04/17

Notícias do dia

Apple lança conta poupança com juros de 4.15% nos EUA; AutoGPT e AgentGPT expandem capacidades do GPT-4; últimas revistas de computadores em papel suspendem circulação nos EUA; condução "sem mãos" Ford BlueCruise chega à Europa; Montana aprova proibição do TikTok; emergência via satélite no iPhone já funciona em Portugal; polícia holandesa envia cartas aos membros do RaidForums a revelar que não são tão anónimos quanto possam pensar.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

iRobot transforma Roomba J7 em câmara de vigilância móvel

A iRobot está a testar, em fase beta, a funcionalidade de usar o seu robot Roomba J7 como câmara de vigilância móvel, deixando que os clientes possam ver em directo aquilo que a câmara do aspirador está a ver.

Para evitar potenciais polémicas, esta funcionalidade apenas disponibiliza o vídeo em directo para os utilizadores, não sendo guardado ou sequer acessível pela empresa.
Apesar do ângulo de visão perto do solo, que limitará certas coisas (como verificar se nos esquecemos de alguma coisa em cima da mesa), é algo que se pode tornar bastante prático para verificar coisas como se nos esquecemos de uma janela aberta, etc.

Por outro lado, trata-se de algo que a iRobot já deveria ter disponibilizado há muito, pois é uma funcionalidade que já é oferecida há bastante tempo por outras marcas de aspiradores robot.


Netflix cancela livestream de Love is Blind por problemas técnicos

Os planos da Netflix de emitir o Love is Blind: Reunion em directo saíram furados. Depois de um atraso de mais de uma hora, a Netflix admitiu a derrota e cancelou a emissão, dizendo que disponibilizará o episódio posteriormente, da forma tradicional.

O incidente vem demonstrar que potenciais planos da Netflix em avançar para conteúdos em livestreaming não terão sucesso garantido, sendo que isso implica uma infraestrutura bem diferente daquela que sustenta os seus outros programas, que contam com servidores espalhados pelo mundo, incluindo nos próprios operadores de internet, e que tornam mais eficiente o acesso aos conteúdos em arquivo.

Infelizmente a Netflix ainda não revelou detalhes sobre os problemas técnicos que terão impedido esta emissão.


Sega compra Rovio por €706M

A Sega está a expandir o seu catálogo com a aquisição da Rovio, criadores dos populares jogos Angry Birds, por 706 milhões de euros.

Além dos jogos, a saga Angry Birds já deu origem a séries de animação e filmes, e apesar de ter perdido parte do protagonismo que chegou a ter, continua a facilmente cativar fãs e não-fãs com os seus personagens divertidos - mesmo estando tendencialmente zangados.


Música com vozes AI de Drake e The Weeknd gera polémica


Depois dos deepfakes visuais, eis que temos os deepfakes musicais. Uma música com vozes AI recriadas a partir de vozes de Drake e The Weeknd está a tornar-se no mais recente exemplo de como vai sendo cada vez mais acessível e simples recriar as vozes de artistas (e qualquer outra pessoa) sem a sua autorização.

Sem dúvida que não irão faltar processos de direitos de autor a circularem nos tribunais devido a esta tecnologia; mas será que se pode fazer o copyright de uma voz, quando potencialmente existem muitas outras pessoas no mundo que têm vozes idênticas, e que poderá alegar-se que são essas que estão a ser usadas?



Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: O termo Podcast resulta da combinação de iPod e broadcast, tendo sido usado pela primeira ver pelo jornalista Ben Hammersley em 2004 num artigo para o jornal The Guardian.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)