2023/04/16

Twitter perde utilizadores pelo 3º mês

Apesar de Elon Musk dizer que tudo vai bem no Twitter, empresas de análise de tráfego indicam que o serviço continua a perder utilizadores.

Não há semana que passe sem que se fale de qualquer coisa sobre o Twitter, mas nos últimos meses as coisas de que se falam são quase sempre negativas. Esta semana, nem sequer a expansão dos tweets dos clientes Blue para um limite máximo de 10 mil caracteres foi muito bem recebida, dando lugar a um coro de críticas de que ninguém quer ler tweets extensos no Twitter. Mas, não foi só isso.

As novas regras de acesso à API têm feito com que muitos serviços tenham ficado sem acesso ao envio automático de tweets, incluindo casos de envio de alertas meteorológicos que agora deixaram de poder ser enviados.



Além disto, o Twitter também viu afastarem-se várias agências noticiosas, como a NPR e PBS, depois do Twitter as ter classificado como entidades noticiosas governamentais. Mesmo depois tendo corrigido para entidades financiadas com fundos públicos, já não foi a tempo para evitar o seu afastamento.

Segundo dados da SimilarWeb, as visitas ao Twitter na web caíram 8% no último mês, marcando o terceiro mês consecutivo de declínio, enquanto na app Android o uso caiu 10%. E a informação existente continua a dizer que as grandes empresas se mantêm receosas de apostar em grandes campanhas publicitárias no Twitter - e nem vamos falar no tipo de coisas que os utilizadores estão a ver promovidas nos seus feeds. Coisas que Musk tem deflectido usando métricas cada vez mais "artísticas", como quando disse que o único valor que importa são os "unregretted user minutes", uma misteriosa medida que avalia o tempo que os utilizadores consideram ter sido bem gasto.

O que é certo é que se vão vendo cada mais utilizadores que só vão usando o Twitter como cartão de visita para indicar o seu endereço numa rede alternativa como o Mastodon, Nostr, ou até do Bluesky. Só o tempo poderá demonstrar se o Twitter conseguirá ascender a novo auge, ou se continuará em declínio em direcção à irrelevância.

3 comentários:

  1. Com toda a onda de censura que está a vir, e da qual dificilmente o Twitter se conseguirá manter durante livre muito tempo, a única alternativa viável resistente à censura que conheço é o Nostr. Nunca na história a censura esteve do lado do bem. NUNCA! Estamos a ser levados como cordeirinhos, literalmente. Democracia sem liberdade de expressão é uma ilusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há liberdade sem proibições. Tudo o que limite a minha liberdade deve ser, e é, proibido.

      Eliminar
    2. Já existem leis para isso. O aclamado "discurso de ódio" é o cavalo de tróia que estão a usar para recuperarem o controlo das narrativas.

      Eliminar