2023/05/01

Falcon Heavy lança satélite ViaSat-3 Americas

A SpaceX efectuou mais um lançamento Falcon Heavy bem sucedido, colocando três satélites em órbita geo-estacionária.

Depois de um adiamento de vários dias devido às condições meteorológicas, a SpaceX efectuou o sexto lançamento de um Falcon Heavy - não confundir com o Super Heavy que destrói a plataforma de lançamento - que na prática consiste em três foguetes Falcon 9 juntos. Aliás, os dois foguetes laterais já tinham feito missões anteriores, demonstrando a habitual capacidade de reutilização dos foguetes da SpaceX.

A carga principal foi o satélite ViaSat-3 Americas de 6.4 toneladas, que foi acompanhado pelo Arcturus da Astranis Space Technologies (a empresa que recentemente efectuou a primeira chamada telefónica via satélite usando smartphones convencionais), e pelo cubesat GS-1 que fornece comunicações para aplicações Internet of Things e também inclui câmaras para observação da Terra e astros celestes.

Uma vez que se tratou de um lançamento para órbita geo-estacionária, a mais de 35 mil km da Terra, nenhum dos foguetes foi recuperado por não terem combustível suficiente para regressarem e aterrarem em segurança. O primeiro Falcon Heavy foi lançado em 2018, enviando o Tesla Roadster de Elon Musk para o espaço.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)