2023/05/15

Notícias do dia

UE proíbe restrições no uso de peças de reparação e consumíveis de outras marcas; WhatsApp Chat Lock esconde conversas privadas; Oppo remove produtos do site oficial na Alemanha; óculos da Apple podem revolucionar todo o sector VR; YouTube testa bloqueio de adblockers; Google Drive ganha pasta de spam; Tesla abandona Model S e X com volante à direita e faz regressar ajuste de regeneração na travagem; dístico do seguro vai deixar de ser obrigatório no pára-brisas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um selfie stick / mini tripé Gritin Palo.

Phone Link para Windows 11 já deixa enviar iMessages nos iPhones

Tal como tinha prometido no mês passado, a Microsoft cumpre com um Phone Link actualizado, que permite que os utilizadores com iPhones leiam e enviem iMessages a partir do seu computador com Windows 11.

Uma vez que a Apple não dá acesso directo às mensagens a partir das apps, a MS teve que recorrer a um sistema alternativo, em que actua como dispositivo Bluetooth (à semelhança de um smartwatch) para apresentar e enviar as mensagems.



Mineradores de criptomoedas voltam-se para processamento AI

Alguns mineradores de criptomoedas estão a reajustar o seu trabalho em função da nova vaga de interesse nas tecnologias de inteligência artificial.

Algumas das tarefas de processamento de inteligência artificial são bastante adequadas para os mesmos GPUs que também são utilizados na mineração de algumas criptomoedas; e a crescente procura por este tipo de serviços está a fazer com que alguns deles coloquem o seu hardware à disposição para o treino de modelos AI - que nos casos dos modelos AI de maiores dimensões, podem demorar vários meses a completar o processo de treino.


Samsung pode produzir chips para a Tesla

A Tesla tem estado a explorar quem poderá ser o produtor da sua próxima geração de chips para condução autónoma, e um dos potenciais candidatos é a Samsung.

A Samsung já fornece diversos componentes à Tesla, de baterias a sensores de câmaras e chips Exynos Auto; pelo que não seria problemático expandir a relação para a produção dos chips da Tesla, que à partida seriam feitos com um processo de produção de 5 nm. No entanto, por agora tudo parece estar ainda em aberto, sendo que a outra possibilidade é a TSMC, que poderá fazer os chips utilizando um processo de fabrico de 4 nm.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A bicicleta foi inventada em 1817 pelo alemão Karl von Drais. Essa primeira versão nem sequer tinha pedais, servindo apenas para assistir a pessoa a caminhar mais rápido e ser usada nas descidas. Curiosamente, algumas cidades proibiram a sua utilização na via pública. Algumas décadas mais tarde começariam a ganhar pedais ligados directamente à roda frontal, e mais tarde à roda traseira via transmissão por corrente, mas o maior avanço chegou com a invenção dos pneus em 1888, que tornou a usa utilização bastante mais confortável.

1 comentário: