2023/05/30

Novo fórum de hackers estreia-se com leak dos utilizadores do RaidForums

Um novo fórum de hackers está a atrair as atenções divulgando uma base de dados com 478 mil utilizadores do defunto RaidForums.

O RaidForums era um dos forums mais populares entre a comunidade de hackers, mas que foi encerrado pelas autoridades em Abril de 2022, com o seu administrador a ser capturado pelo FBI e, mais recentemente, com a polícia holandesa a enviar cartas aos utilizadores.

Mas, se há coisa que é garantida na internet (e fora dela) é que, assim que algo desaparece, não demora muito para que uma alternativa surja para ocupar o seu espaço. Neste caso, temos um novo fórum chamado Exposed, que pretende tornar-se no novo ponto de encontro de hackers, e que o faz com um chamariz bem curioso: a divulgação da base de dados contendo os 478.870 utilizadores do RaidForums.
A base de dados inclui os seus nomes de utilizador, endereço de email, hash da password, data de registo e outros dados referentes ao forum.

Curiosamente, o administrador do novo forum diz que originalmente a ideia não era divulgar esta informação - embora a mesma já esteja nas mãos das autoridades - mas que acabaram por fazê-lo (talvez por se tornar numa forma fácil de dar visibilidade ao novo fórum). O que não revela é a origem desta base de dados, que diz saber de onde vem, mas que prometeu manter em segredo. Referiu ainda que houve alguns utilizadores "especiais" que tiveram direito à remoção dos seus dados desta base de dados, para não gerar polémica entre a comunidade de hackers.

1 comentário: